Encontrado um sobrevivente da queda de avião militar na Argélia

Aparelho que levava 103 pessoas ter-se-á despenhado por causa do mau tempo. Buscas prosseguem.

Um avião militar argelino despenhou-se esta terça-feira no Leste da Argélia. A bordo seguiam 103 pessoas – 99 passageiros e quatro tripulantes. Pelo menos uma sobreviveu.

O Hércules C130 partiu do aeroporto de Tamanrasset, no Sul, e caiu quando já se aproximava da pista de aterragem de Constantine, numa zona montanhosa de difícil acesso na província de Oum El Bouaghi, a 500 quilómetros da capital, Argel.

Tudo indica que o acidente se tenha ficado a dever às “más condições meteorológicas”, diz a rádio argelina. O jornal El Watan fala em fortes rajadas de vento e queda de neve, que há vários dias se verificam na região.

“Não há nenhum sobrevivente”, diz uma fonte militar que falou sob anonimato à AFP. Afinal, havia. “Encontrámos um sobrevivente e as buscas continuam”, diz o coronel Fardi Nechad, citado pela mesma agência. Já foram encontrados entretanto 71 corpos.

Julga-se que muitos dos passageiros fossem soldados e a bordo seguissem vários familiares de militares.

Vários aviões militares argelinos têm estado envolvidos em acidentes recentes: em Dezembro de 2012, dois aparelhos chocaram durante um exercício; um mês antes despenhara-se um bimotor militar na zona de Lozère. Este é o pior acidente aéreo na Argélia desde que em 2003 um avião da Air Algerie se despenhou pouco depois de levantar voo de Tamanrasset com 102 pessoas a bordo.

Sugerir correcção
Comentar