Portugal-Geórgia ao minuto

A partir das 15h00, acompanha aqui o jogo da selecção nacional de râguebi na sétima jornada da fase de apuramento para o Mundial 2015

Foto
Reuters

Resultado final: Portugal-Geórgia, 9-34

Comentário: Sem surpresa, a Geórgia venceu, neste sábado, em Lisboa, a selecção nacional. Com esta derrota, a selecção portuguesa fica ainda mais longe do Mundial 2015, apesar de matematicamente ainda ser possível chegar ao terceiro lugar. Portugal terá agora que começar a preocupar-se com a permanência na Divisão 1A - o último classificado é despromovido. Apesar da boa exibição defensiva, os Lobos voltaram a revelar poucas soluções ofensivas, tal como tinha acontecido na semana passada, na Roménia. Em Madrid, a Espanha derrotou a Bélgica, por 11-6.

80m - Final da partida. A Geórgia vence, por 34-9, mas não consegue o quarto ensaio e fica sem o ponto de bónus ofensivo.

Foto

72m - Francisco Pinto Magalhães, Luís Salema e Bruno Medeiros entram para os últimos 10 minutos. 

71m - Excelente jogada das linhas-atrasadas georgianas e Kacharava faz o terceiro ensaio da Geórgia: 9-34.

69m - Carl Murray, jogador do CDUL, tem que sair, devido a lesão.

- A Espanha está a vencer a Bélgica, por 11-6.

66m - João Correia e Kevin da Costa entram na equipa portuguesa para os lugares de Gonçalo Uva e Tadjer Barbosa.

59m - Azar para Portugal. Kvirikashvili é feliz num ressalto de bola e consegue marcar o segundo ensaio do jogo. O "15" da Geórgia já leva 22 pontos na partida: 9-27.

58m - Após um bom período da selecção nacional, a Geórgia volta a tomar conta do jogo.

57m - Frederico Sousa refresca a primeira linha-portuguesa com a entrada de Anthony Alves.

56m - A Geórgia construi várias fases de ataque à entrada da área de 22 metros portuguesa, mas Portugal está bem na defesa.

53m - Primeira substituição na equipa portuguesa. Rui D'Orey entra para o lugar de Fernando Almeida.

52m - Portugal está melhor nesta segunda parte e Pedro Bettencourt volta a mostrar pontaria certeira: 9-20.

46m - A resposta da Geórgia é imediata. Kvirikashvili marca mais três pontos: 6-20.

43m - Tal como aconteceu no início da partida, Portugal beneficia de uma penalidade e Pedro Bettencourt, o jovem do CDUP de 19 anos, reduz: 6-17.

41m- Começa a segunda parte.

- Em Madrid, a Espanha está a vencer a Bélgica, por 5-3.

Intervalo: Mesmo sem pressionar muito a equipa portuguesa, a Geórgia vai para o intervalo com uma vantagem merecida, por 17-3. Os jogadores nacionais têm perdido sempre a batalha nas formações-ordenadas e, dessa forma, não conseguem criar situações de ataque.

40m - Os georgianos aproveitam para marcar o primeiro ensaio do jogo, pelo primeiro-centro Tedore Zibzibaze: 3-17.

40m - Formação-ordenada favorável à Geórgia a cinco metros da linha de ensaio de Portugal.

32m - Apesar de haver um ligeiro ascendente georgiano, o jogo continua morno.

28m - A história repete-se: a jovem primeira-linha portuguesa cede numa formação-ordenada e Kvirikashvili continua a coleccionar pontos: 3-12.

25m - Os georgianos conseguem entrar na área de 22 metros nacional, mas Portugal recuperou a bola.

21m - Já são nove pontos para o "15" da Geórgia. Mais uma falta, desta vez cometida por Vasco Uva, e Kvirikashvili agradeceu: 3-9.

20m - Jogo equilibrado no Estádio Universitário, mas Portugal tem cometido muitas faltas desnecessárias.

17m - Kvirikashvili coloca a Geórgia na frente do marcador pela primeira vez: 3-6.

13m - Portugal tem sentido as dificuldades habituais nas formações-ordenadas, mas está bem nos alinhamentos.

9m - Falta portuguesa após uma formação-ordenada (será uma das dificuldades de Portugal no jogo) e Kvirikashvili empata na conversão da penalidade (3-3).

7m - A Geórgia começa a pressionar Portugal, mas os Lobos defendem-se bem.

3m - Falta da Geórgia após um alinhamento e a primeira penalidade é para Portugal. Pedro Bettencourt não desperdiça a oportunidade e a selecção nacional passa a vencer, por 3-0.

- Começa a partida. O pontapé de saída pertence a Portugal, que joga contra o vento na primeira parte.

- Os jogadores portugueses cantam o hino nacional. Já falta pouco para o início da partida.

- Sob forte chuva e com muito vento, as duas selecções entram no relvado do Estádio Universitário de Lisboa.

- No primeiro jogo disputado neste sábado a contar para o Torneio Europeu das Nações, que serve igualmente de fase de apuramento para o Mundial 2015, a Roménia deu uma preciosa ajuda a Portugal. Os romenos, que no passado fim-de-semana derrotaram a selecção nacional, por 24-0, foram à Rússia ganhar, por 34-3. Com este resultado, chegar ao terceiro lugar continua a ser uma missão difícil para os Lobos, mas ainda é possível.

- Frederico Sousa, seleccionador português, escolheu a seguinte equipa: 1 – Jorge Segurado, 2 – Tadjer Barbosa, 3 – Bruno Rocha, 4 – Eric dos Santos, 5 – Gonçalo Uva, 6 – Aurélien Béco, 7 – Fernando Almeida, 8 – Vasco Uva, 9 – Emannuel Rebelo, 10 – Diogo Miranda, 11 – Carl Murray, 12 – José Lima, 13 – Pedro Bettencourt, 14 – Gonçalo Foro, 15 – António Aguilar.

- São várias as baixas na equipa nacional, umas por lesão, outras por “indisponibilidade” dos jogadores. Entre as ausências destacam-se as de Julien Bardy, Juan Severino, Francisco Fernandes, Frederico Oliveira, Tony Martins, Cristian Spachuk, Francisco Vieira de Almeida e Samuel Marques.

- Os “Lelos” não têm qualquer derrota nas seis jornadas já disputadas – apenas cederam um empate na Roménia -, e têm demonstrado nos últimos anos estarem a um nível muito similar a algumas selecções do Torneio das Seis Nações, como a Itália e a Escócia.

- Portugal e Geórgia já se defrontaram por 16 vezes e a selecção de Leste leva clara vantagem: 10 vitórias e quatro derrotas – já se registaram dois empates. O último triunfo nacional foi há nove anos.

- Apenas os dois primeiros classificados garantem automaticamente um lugar no Mundial 2015. O terceiro colocado terá que de disputar uma repescagem que envolverá ainda o segundo melhor na zona de apuramento africana (provavelmente Madagáscar ou Uganda), o terceiro posicionado da zona das Américas (quase de certeza o Uruguai) e o país que ficar no segundo lugar do apuramento asiático.

- A selecção nacional ocupa o quarto lugar da Divisão 1A com sete pontos, menos 11 pontos do que a Rússia, terceira na classificação. A Geórgia lidera o grupo com 23 pontos, mais um do que a Roménia.

- Portugal defronta neste sábado, às 15h00, no Estádio Universitário de Lisboa, a selecção da Geórgia na segunda jornada da segunda volta da fase de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2015, que será disputado em Inglaterra.

Sugerir correcção
Comentar