O luto de Berlim pelas mortes de Philip Seymour Hoffman, Maximilian Schell e Miklós Jancsó

Filmes exibidos em sala e online para homenagear actores e realizadores com ligações ao festival.

Foto
Filme é protagonizado por Philip Seymour Hoffman DR

A Berlinale não quis deixar de homenagear três nomes grandes do cinema recentemente falecidos, já depois de o programa ter sido definido: o actor Philip Seymour Hoffman, o actor e realizador Maximilian Schell e o realizador Miklós Jancsó.

Seymour Hoffman será homenageado com a exibição de Capote, de Bennett Miller, o filme que lhe valeu o Óscar de melhor actor, e que fez parte da competição oficial do certame em 2006. O actor esteve igualmente presente noutras obras exibidas na Berlinale, como o Urso de Ouro de 2000, Magnolia de Paul Thomas Anderson, A Última Hora de Spike Lee ou O Talentoso Mr. Ripley de Anthony Minghella.

Maximilian Schell, vencedor do Óscar por Julgamento em Nuremberga de Stanley Kramer, será recordado através da projecção do documentário que realizou sobre a sua irmã, igualmente actriz, Maria Schell, Meine Schwester Maria. A exibição terá lugar no âmbito do festival, mas fora do programa oficial, em organização conjunta com a produção filme.

Finalmente, a homenagem ao húngaro Miklós Jancsó, presença regular no certame desde os anos 1960, terá contornos diferentes. O segmento com que contribuiu para o filme colectivo Hungary 2011, apresentado em Berlim 2012, estará disponível online no site oficial do festival durante toda a duração do evento. 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar