Dois portugueses na recta final do concurso Sony World Photography 2014

Os dois portugueses foram seleccionados por uma das competições mais mediáticas na área da fotografia, que esta edição recebeu perto de 140 mil imagens.

Fotogaleria
Finalista do Concurso Profissional, categoria Natureza Morta Filipe Condado
Fotogaleria
Finalista do Concurso Profissional, categoria Natureza Morta Filipe Condado
Fotogaleria
Finalista do Concurso Aberto, categoria Arquitectura Alexandre Manuel

Filipe Condado e Alexandre Manuel são os dois fotógrafos portugueses escolhidos para a fase final do concurso Sony World Photography 2014, uma das mais concorridas competições mundiais de fotografia. Ao todo, o Sony World Photography 2014 recebeu perto de 140 imagens vindas de 166 países, um recorde deste concurso.

Na lista das melhores fotografias tiradas ao longo do último ano consta o trabalho de Filipe Condado, que foi seleccionado na categoria profissional de Natureza Morta, e que revela pormenores do interior de uma casa vazia, situada em Lisboa. Na competição aberta consta uma fotografia de Alexandre Manuel, seleccionado com uma imagem de Arquitectura e descrita pelo próprio como “uma visão diferente de um edifício”.

Aquela que é considerada uma das competições mais importantes de fotografia a nível mundial (organizada pela World Photography Organisation e patrocinada pela Sony) distingue imagens produzidas nos anos anteriores. A 18 de Março de 2014 serão anunciados os vencedores do concurso aberto. O prémio para cada um dos autores reconhecidos é de 5 mil dólares (perto de 3700 euros).

Os fotógrafos reconhecidos nesta fase candidatam-se depois ao título de Fotógrafo do Ano, que será revelado no dia 30 de Abril durante uma cerimónia em Londres, ocasião que servirá também para divulgar os vencedores das 14 categorias profissionais. Para além do troféu L’Iris D’Or/Sony World Photography Awards Photographer Of The Year, o grande vencedor levará consigo 25 mil dólares (18,4 mil euros).

Além do reconhecimento dos trabalhos de Filipe Condado e de Alexandre Manuel, o Sony World Photography elogiou também o trabalho de mais oito fotógrafos portugueses, que se apresentaram nas dez categorias abertas.

As imagens finalistas dos dois portugueses vão ser expostas na “Somerset House”, em Londres, entre os dias 1 e 18 de Maio.

Para além dos concursos Profissional e Aberto, o Sony World Photography reconhece ainda jovens criadores.

Uma parte dos trabalhos finalistas pode ser vista aqui.

 

Sugerir correcção
Comentar