UPTEC: este design foi considerado inspirador

Sinalética do Centro de Inovação do UPTEC, criada pelo estúdio Claan, foi destacada pela "Computer Arts" como exemplo do design "mais inspirador"

Foto
Claan

O ano não poderia ter começado melhor para o UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, que, recentemente, viu a sinalética numérica do seu Centro de Inovação ser distinguida pela prestigiada revista "Computer Arts", como tendo um dos "designs mais inspiradores do ano".

No "Graphic Design Annual 2014" daquela publicação, a sinalética "made in Portugal" aparece lado a lado com espaços como o Google Web Lab (Londres), o Public Theatre Lobby (Nova Iorque) e o AGI Open (Londres).

"Através dos grafismos e da tipografia que compõem o projeto de sinalética, quisemos puxar os limites da percepção e transformámos o edifício num objecto de comunicação interactivo, que é também uma espécie de facilitador da interação entre os utilizadores", explicam os fundadores do Claan, Andreas Eberharter e Clara Vieira.

Foto
Claan

Este estúdio, ele próprio incubado no UPTEC, desenvolveu o projecto tendo em mente "o utilizador do espaço, o habitante e o visitante, e a sua interação com a arquitectura e usabilidade do espaço interior".

O Claan "procurou encontrar um conceito que comunicasse o lado criativo e emocionante da ciência. Os corredores enfadonhos e sem brilho do Centro de Inovação foram transformados num espaço com cor e gráficos evasivos, fazendo uso da ilusão anamórfica", pode ler-se nas páginas da "Computer Arts".

Sugerir correcção
Comentar