V-Day: Lisboa a dançar pelo fim da violência

Evento global sensibiliza violência contra mulheres a 14 de Fevereiro, no Largo do Carmo

Foto
Nacho Doce/Reuters

“Mil milhões de mulheres em todo o mundo já passaram por situações de violência na sua vida.” É esta a conclusão da Organização Mundial de Saúde que inspirou a One Billion Rising, um movimento global que pretende consciencializar a população para a violência existente, desde a violação, espancamento, mutilação genital, entre outras formas de agressão.

One Billion Rising foi criado em 2012 por Eve Ensler (conhecida autora da peça “Os Monólogos da Vagina”) depois de uma visita à República Democrática do Congo onde a violência contra as mulheres é amplamente tolerada pela sociedade e onde a dança é a cura possível: “Vi o poder da dança e comecei a pensar o que seria se mil milhões de mulheres, e todos os homens que as amam, dançassem no mesmo dia, em todo o planeta”, explicou a dramaturga.

O V-day nasceu desta mesma ideia e realizou-se pela primeira vez no ano passado em mais de 169 países. Este ano, pretende-se maximizar o evento e levar homens e mulheres a dançar pelas “filhas, mães, avós, irmãs e amigas” que são vítimas de violência de género em todo o mundo, explica-se na página do evento.

O flashmob vai acontecer também em Lisboa, no Largo do Carmo, no próximo dia 14 de Fevereiro. Com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa, o evento conta ainda com a apoio dos eurodeputados Ana Gomes e Rui Tavares, as deputadas Isabel Moreira e Ana Drago, e vários grupos como a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, APAV, Amnistia Internacional, ILGA e Chapitô.

A equipa do V-day Lisboa é liderada por Melisa Rodrigues, que viveu durante um ano na província de Rajasthan, na Índia, tendo participado no V-day de Deli, no ano passado. “É uma outra escala de violência, nestes países onde as mulheres não têm sequer direitos. Mas também em Portugal e no mundo desenvolvido continua a haver muita violência que fica entre as quatro paredes”.

Sugerir correcção
Comentar