Berardo interessado nas obras de Miró do ex-BPN que vão a leilão em Londres

O comendador lamenta o Estado não ter "aproveitado a oportunidade" de expor a colecção em Portugal e estará "atento" ao leilão da próxima semana

Foto
Joe Berardo diz estar tranquilo PÚBLICO/Arquivo

O comendador Joe Berardo disse quinta-feira à agência Lusa que está interessado nas obras de Miró, do extinto BPN, que vão a leilão, na próxima semana, na Christie's em Londres, e lamentou que nunca tivessem sido expostos em Portugal.

"Vou estar atento ao leilão, estou interessado, porque se trata de uma grande colecção", disse o presidente da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea Coleção Berardo, que excluiu a possibilidade de comprar a totalidade da colecção.

"Isso ninguém, nem quem tenha muito dinheiro, vai fazer. Estes quadros nunca mais vão voltar a estar juntos e foi uma pena termos tido este 'jackpot' que, por ordem do Ministério das Finanças, ficou num cofre, e nunca os expuseram", afirmou o comendador. "Foi uma pena não terem aproveitado a oportunidade e terem-nos exposto ao público aqui em Portugal", reforçou.

O comendador Berardo disse à Lusa que a sua ideia é, caso consiga arrematar algumas obras, que estas venham a fazer parte da sua colecção de arte moderna e contemporânea, actualmente exposta no Museu Coleção Berardo, instalado no módulo de exposições do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

A coleção de 85 obras do pintor espanhol Joan Miró, que está nas mãos do Estado português desde a nacionalização do ex-Banco Português de Negócios (BPN), tem leilão marcado para terça e quarta-feira, pela Christie's, em Londres.

Fonte parlamentar do Partido Socialista disse à Lusa que apresentou uma providência cautelar, entregue quinta-feira no Tribunal Administrativo de Lisboa, para impedir que o Governo venda em leilão as 85 obras de Miró.

A deputada Gabriela Canavilhas confirmou o envio da providência cautelar, anunciada na quarta-feira, no parlamento, para o Tribunal, para "evitar a venda lesiva para o Estado" da colecção proveniente da nacionalização do BPN.

"Esgotámos toda a nossa capacidade de alertar para o cumprimento da lei. Restou-nos recorrer ao tribunal", apontou Gabriela Canavilhas sobre esta nova iniciativa para tentar suspender o processo, depois de o PS ter apresentado no parlamento um projecto de resolução contra a venda, chumbado pela maioria, tal como outro, no mesmo sentido, apresentado pelo PCP.

"Estamos certos de que há irregularidades no processo", disse, convicta, a deputada socialista e ex-ministra da Cultura, sobre as expectativas do resultado da providência cautelar.

O PS alerta para o facto de a colecção do ex-BPN, ter passado a "constituir propriedade definitiva do Estado a partir de 2012", e destacou que o Juan Miró uma importância "absolutamente inquestionável, não havendo em Portugal nenhum acervo deste pintor - ou de qualquer outro deste período com esta magnitude e grandeza - que se lhe compare em valor".

Sugerir correcção
Comentar