Carne de cavalo encontrada num matadouro de carne bovina na Holanda

Autoridades bloquearam a distribuição de 690 toneladas de carne.

Foto
Foi detectado DNA de cavalo em quatro lotes de cortes de carne bovina do matadouro REUTERS/Ina Fassbender

As autoridades sanitárias holandesas (NVWA) anunciaram, nesta quarta-feira, o bloqueio da distribuição de 690 toneladas de carne bovina provenientes de um matadouro, depois de terem sido encontrados vestígios de outra carga, de origem equina, durante uma inspecção.

"Foi detectado DNA de cavalo em quatro lotes de cortes de carne bovina do matadouro", informou a NVWA, em comunicado, esclarecendo que o bloqueio da distribuição é uma medida "preventiva".

Na investigação, aberta depois de se constatar a irregularidade, também se descobriu que o matadouro, que fica na cidade de Dodewaard, no centro do país, "tinha comprado mais cavalos do que os que foram preparados 'oficialmente'".

"Toda a carne (690 toneladas), que tinha sido armazenada em frigoríficos e arcas, ficará bloqueada até que a empresa confirme o seu conteúdo e a sua origem", completou a NVWA.

A empresa, identificada pela imprensa local como Matadouro Van Hattem Vlees, deverá especificar a origem de todos os lotes de carne vendidos entre 1 de Janeiro de 2012 e 23 de Janeiro de 2014.

No ano passado, a NVWA solicitou a detenção do comerciante holandês Willy Selten e de um dos seus sócios, acusados de vender 300 toneladas de carne de cavalo como se fosse de vaca, a cerca de 370 compradores de vários países europeus, incluindo Portugal. Esta suspeita levou a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) a investigar várias empresas e a aprender 79 toneladas de carne bovina com vestígios de proteína de cavalo.

Sugerir correcção
Comentar