Frederico Sousa: “Os ‘estrangeiros’ foram uma espécie de penso rápido”

Seleccionador nacional de râguebi não pode contar com todos os jogadores que actuam fora de Portugal no arranque da segunda volta do apuramento para o Mundial 2015

Foto
Foto

A selecção portuguesa de râguebi prepara-se para iniciar a segunda volta da qualificação para o Mundial 2015, em Inglaterra, com dois importantes compromissos frente a Roménia e Geórgia. O seleccionador Frederico Sousa diz que a equipa está confiante e tem ambição, mas admite que não pode contar com todos os internacionais portugueses que actuam no estrangeiro.

“Não houve disponibilidade de todos os jogadores que actuam no estrangeiro, nomeadamente em França. Alguns por questões de contrato, outros por lesões”, admitiu o técnico numa conferência de imprensa realizada nesta segunda-feira na sede da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR), em Lisboa.

“Isto também é consequência de anos recentes, em que houve muitas naturalizações. Ficámos dependentes de jogadores estrangeiros, nomeadamente franceses, que foram uma espécie de penso rápido para as necessidades da selecção”, vincou. “São profissionais e estão condicionados pelos contratos. É uma questão muito delicada”, matizou o presidente da FPR, Carlos Amado da Silva.

Da convocatória para os treinos de preparação para o jogo com a Roménia constam 36 nomes, dos quais dez actuam em clubes estrangeiros. No arranque da segunda volta do apuramento para o Campeonato do Mundo Portugal ocupa a quarta posição na Divisão 1A, a sete pontos da Rússia, terceira na classificação (apenas os dois primeiros têm qualificação directa e o terceiro classificado disputa um “play-off”).

A selecção nacional soma uma vitória, um empate e três derrotas nos cinco jogos disputados. “Houve alguns imprevistos, indisponibilidades e lesões. Mas estamos confiantes e temos a ambição de obter vitórias em qualquer jogo”, garantiu Frederico Sousa, que em Junho sucedeu ao neozelandês Errol Brain.

Portugal começa por visitar a Roménia, no próximo sábado, e depois recebe a Geórgia a 8 de Fevereiro. “Vamos a Cluj para ganhar. Estes dois primeiros jogos são bastante difíceis, mas a meta de chegar ao Mundial existe. Isso depende muito destes dois primeiros jogos”, sublinhou o seleccionador nacional.

Sugerir correcção
Comentar