O calendário das comemorações

Destaques dos programas de comemoração do centenário da Primeira Guerra Mundial.

Sarajevo

Em Junho, haverá uma semana de grandes manifestações culturais, “Sarajevo no Coração da Europa”. Nessa altura será projectado o filme “Les ponts de Sarajevo”, composto por 13 curtas-metragens, sobre a cidade e o seu papel na história europeia no último século. Entre os realizadores participantes encontra-se a portuguesa Teresa Villaverde e Jean-Luc Godard.


28 Junho

– A Orquestra Filarmónica de Viena marca o dia do centenário do assassínio do arquiduque Francisco Fernando com um concerto em Sarajevo.

19-21 Junho

– Conferência “A Posição da Primeira Guerra na História da Europa”, com historiadores de 28 países. Sérvia não vai.

França

Em França há uma avalanche de iniciativas para assinalar os 100 anos da Grande Guerra, reunidas no site


http://centenaire.org/

14 Julho

– Soldados de todas as nações beligerantes na I Guerra foram convidados a desfilar na parada do Dia da Bastilha.

Memórias da geração da Primeira Guerra, como diários de soldados e outros documentos, estão a ser recolhidos e digitalizados, para serem disponibilizados online.

3 Agosto

– Os Presidentes de França, François Hollande, e de Alemanha, Joachim Gauck, encontram-se no cemitério de Hartmannswillerkopf, na Alsácia.

Alemanha

23 Agosto


– Será realizado um jogo de futebol entre equipas das cidades geminadas de Newark, em Inglaterra, e Emmendingen, na Alemanha, para recordar a trégua de Natal de 1914, não declarada mas posta em prática pelos soldados ao longo de toda a frente Oeste, em que os combatentes jogaram à bola e conviveram.

Bélgica

4 Agosto


– Mais de 50 líderes mundiais foram convidados pelo rei dos belgas, Philippe, para uma cerimónia na fortaleza de Liège que assinala o dia em que foi morto o primeiro soldado na invasão da Bélgica pela Alemanha.

O programa de comemorações belga está muito dividido consoante as regiões linguísticas, mas o site http://www.be14-18.be/en reúne os eventos a nível nacional. Há uma candidatura a classificação como Património Mundial da UNESCO dos campos de batalha da Flandres.

8 de Outubro

– Será apresentada publicamente em Bruxelas, a Enciclopédia 1914-1918 Online. Coordenada por cientistas da Universidade Livre de Berlim, é o maior projecto de investigação internacional sobre a I Guerra Mundial, com participação portuguesa.

Reino Unido

4 Agosto – A Rainha Isabel II recebe os líderes da Commonwealth na catedral de Glasgow. É neste dia, em que há 100 anos o Reino Unido fez a declaração de guerra, que arranca o programa de quatro anos de comemorações. A descobrir a partir do site


http://www.iwm.org.uk/centenary

Foram digitalizadas e colocadas online 1,5 milhões de páginas de diários de soldados que estiveram na frente, num projecto de historiografia participativa, em que qualquer um pode ajudar a classificar os documentos. Ver http://www.operationwardiary.org

P24 O seu Público em -- -- minutos

-/-

Apoiado por BMW
Mais recomendações