Vinnie Myers tatua mamilos em vítimas de cancro da mama

O norte-americano Vinnie Myers oferece um serviço invulgar a mulheres que sobreviveram ao cancro da mama: uma tatuagem. "Custa-me acreditar que ninguém tenha pensado nisto antes", afirma o tatuador

Foto
Eric Gaillard/Reuters

Vinnie Myers, tatuador norte-americano, oferece um serviço invulgar a mulheres a quem foram removidos os seios após o diagnóstico de cancro de mama: a "reconstrução" dos mamilos com tatuagem. 

Provenientes de vários países, as mulheres entram na loja de Vinnie, nos arredores de Baltimore, EUA, uma tentativa para recuperar parte daquilo que a mastectomia lhes roubou. "Já enganámos médicos", disse à Vice Vinnie Myers, que, à sua maneira, reconstrói parte da mama e também parte da auto-estima de mulheres que desejam voltar a sentir-se completas.

Ele desenha e tatua mamilos — bem como a zona anular pigmentada, a chamada aréola. Os tradicionais implantes dão a forma perdida, mas o desafio da aréola ainda não faz parte das cirurgias de reconstrução.

Foto
Antes da tatuagem Vinnie Myers/DR

"Custa-me acreditar que ninguém tenha pensado nisto antes", afirma Vinnie, que considera tão "criminosa" a forma como "o mamilo" é tratado nas cirurgias de reconstrução ("muitas vezes desenham um círculo e nem pensam se está no sítio certo") como o preço que os cirurgiões cobram por esse serviço. "São facilmente dois mil dólares e o seguro não cobre essa despesa. Aqui, cobramos por uma aréola o mesmo que cobramos por uma tatuagem do mesmo tamanho". São cerca de 400 dólares (cerca de 300 euros) por uma e 600 (cerca de 440 euros) pelo par.

Foto
Depois da tatuagem Vinnie Myers/DR

"Normalmente quando olhamos só vemos cicatrizes. Não há mais nada para onde olhar. Mas, depois de o mamilo ter sido tatuado, as cicatrizes ficam disfarçadas. O mamilo ganha protagonismo", completa.

Sugerir correcção
Comentar