Thierry Zoccolan/AFP
Foto
Thierry Zoccolan/AFP

Franceses continuam a mandar na Heineken Cup

O Clermont, de Julien Bardy, é uma das três equipas gaulesas apuradas para os quartos-de-final da principal prova europeia de clubes

Na época passada três clubes franceses marcaram presença nas meias-finais da Heineken Cup e, nesta temporada, esse cenário pode repetir-se. Concluída a fase de grupos da principal prova europeia de clubes, a França colocou os seus três principais clubes nos oito finalistas, a Inglaterra e a Rep. Irlanda têm duas equipas e a Irlanda do Norte apenas uma.

O escalonamento dos quartos-de-final ficou definido pela pontuação obtida por cada equipa na fase anterior, composta por seis grupos, e os quatro primeiros desse ranking terão a vantagem de jogar em casa. Dessa forma, o Ulster, a única equipa que terminou a fase de grupos 100% vitoriosa, irá receber em Belfast os Saracens.

Os ingleses foram batidos pelo Toulouse no Grupo 3, mas asseguraram o apuramento por serem o segundo melhor vice-líder. Apesar de os norte-irlandeses serem favoritos, a tradição diz que nenhum clube conseguiu vencer a prova depois de vencer todos os jogos na fase de grupos.

Curiosamente, na época passada as duas equipas também se defrontaram nos quartos-de-final e os ingleses, que tinham a vantagem de jogar, foram mais fortes em Twickenham (27-16). Com apenas uma derrota, logo na primeira jornada, em Paris, frente ao Racing Metro, o Clermont vai receber os Leicester Tigers.

A equipa de Julien Bardy é favorita frente aos ingleses, e conta com um currículo de impor respeito quando joga no Stade Marcel-Michelin: 71 jogos consecutivos sem qualquer derrota.

Os actuais campeões europeus também terão o privilégio de jogar no seu terreno. O Toulon, de Jonny Wilkinson e companhia, vai receber o Leinster, numa partida onde se prevê muito equilíbrio. Os irlandeses parecem partir com ligeira desvantagem, mas na última vez que jogaram os quartos-de-final em França, venceram o Toulouse, por 41-35.

Apesar de ter sido primeiro no Grupo 3, onde tinha a forte concorrência dos Saracens, o Toulouse terá uma difícil deslocação a Munster. Os irlandeses venceram seis dos sete jogos que disputaram no seu estádio nos quartos-de-final e receberam uma boa notícia na semana passada: Thierry Dusautoir lesionou-se e não joga na Rep. Irlanda.

Quartos-de-final (4, 5 ou 6 de Abril):

Ulster Rugby - Saracens

Clermont Auvergne - Leicester Tigers

Toulon - Leinster Rugby

Munster Rugby - Toulouse

Meias-finais (25, 26 ou 27 de Abril)

Ulster Rugby/Saracens - Clermont Auvergne/Leicester Tigers

Toulon/Leinster Rugby - Munster Rugby/Toulouse

Sugerir correcção