Há onze projectos portugueses entre os finalistas do ArchDaily

Para o “ArchDaily Building of The Year 2014” estão nomeados onze projectos portugueses, em várias categorias. Votações decorrem online até 30 de Janeiro.

Foto
João Morgado

Já começa a ser um hábito, sempre que a lista de finalistas do ArchDaily é tornada pública no início de cada ano. Dos 70 projectos nomeados para melhores edifícios de 2013, onze são portugueses, escolhidos entre mais de 3 500 obras de todo o mundo.

Os projectos portuguesas são apresentados em oito das 14 categorias a concurso — em três delas há, até, mais do que um edifício nacional, como é o caso das “Educacional”, “Hospitalidade” e "Reabilitação".

A Escola Secundária de Sever do Vouga (Pedro Domingos Arquitectos) e a Escola Braancamp Freire, em Lisboa, (CVDB Arquitectos) integram a votação na categoria “Educacional”. Já em “Hospitalidade”, a De Lemos Guesthouse (Carvalho Araújo) e as Tree Snake Houses (Luís Rebelo de Andrade + Tiago Rebelo de Andrade) rivalizam com outros projectos internacionais.

Foto
N10 Indoor, pelo gabinete Comoco Arquitectos Comoco Arquitectos

O Quartel de Bombeiros Voluntários de Santo Tirso (Álvaro Siza Vieira) e a Casa das Artes de Miranda do Corvo (FAT — Future Architecture Thinking) competem nas categorias “Edifícios Públicos” e “Cultura”, respectivamente. Já no sector da “Reabilitação”, destacam-se o Chalet das Três Esquinas (Tiago do Vale), em Braga, e o Centro Desportivo de Coimbra (Comoco).

Foto
Casa das Artes, pelo gabinete FAT - Future Architecture Thinking João Morgado

As Residências de Alcácer do Sal (Aires Mateus) vão a votos na categora “Saúde” e as Casas no Bom Sucesso (Inês Lobo Arquitectos) em “Habitação”. Por último, o “Consexto Lab” (Consexto), no Porto, rivaliza com mais quatro projectos pela melhor “Arquitectura de Interiores” de 2013.

Foto
Quartel de Bombeiros, pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira Nelson Garrido

As votações já estão abertas e assim se vão manter até 30 de Janeiro, no site do ArchDaily.

Foto
Tree Snake Houses, pelos arquitectos Luís Rebelo de Andrade e Tiago Rebelo de Andrade Ricardo Oliveira Alves

Em 2013, o Pedras Salgadas Eco Resort, em Vila Pouca de Aguiar, dos arquitectos Luís Rebelo de Andrade e Diogo Aguiar, venceu o prémio ArchDaily na categoria “Hotéis e Restaurantes”. Um ano antes foram três os projectos nacionais que levaram prémios: a Capela Árvore da Vida, em Braga, a MIMA House, em Viana do Castelo, e a sede da Associação Fraunhofer, no Porto, foram os eleitos.

Sugerir correcção
Comentar