Daniel Barenboim vai liderar concerto de tributo a Claudio Abbado

A orquestra interpretará a marcha fúnebre da Sinfonia n.º 3 de Beethoven à porta aberta e com a sala vazia, de forma a poder ser ouvida e apreciada por qualquer pessoa que passe na rua.

Foto
Claudio Abbado (à esquerda) com Daniel Barenboim no Teatro alla Scala de Milão em 2012 Reuters

Daniel Barenboim, actual director musical do La Scala, vai dirigir o tributo que a casa de ópera de Milão vai dedicar a Claudio Abbado, o maestro italiano que morreu nesta segunda-feira aos 80 anos. O concerto de homenagem está marcado para a próxima segunda-feira, dia 27, à noite.

A homenagem preparada para a próxima semana é já uma tradição no La Scala, que quando morre um dos seus antigos directores lhes dedica um concerto. A orquestra interpretará a marcha fúnebre da Sinfonia n.º 3 de Beethoven à porta aberta e com a sala vazia, de forma a poder ser ouvida e apreciada por qualquer pessoa que passe na rua. A tradição começou após a morte do maestro italiano Arturo Toscanini (1867 – 1957).

Daniel Barenboim, nascido na Argentina, filho de judeus de origem russa e que tem nacionalidade israelita e espanhola e é ainda cidadão honorário palestiniano, era amigo próximo de Claudio Abbado. Os dois partilharam o palco do La Scala em 2012 quando Abbado regressou à música depois de um período em que esteve inactivo por doença.

Quando na segunda-feira se soube da morte de Claudio Abbado, um dos nomes maiores da música, Barenboim reagiu assim: “Perdemos um dos maiores músicos dos últimos 50 anos e um dos raros a ter uma ligação directa com o espírito da música em todas as suas formas". Na sua declaração, citada pela Reuters, o maestro e pianista acrescenta que Abbado "foi um exemplo para o mundo, mostrou que os músicos jovens e inexperientes podem fazer música ao mais alto nível quando trabalham com a atitude e o empenho adequados". "Devemos-lhe isto e muito mais”, acrescentou Barenboim, que assumiu o cargo de director musical do La Scala em 2011 - e que apesar de ter contrato até 2016, decidiu sair já em 2014.

Claudio Abbado estreou-se no Scala em 1960 e, seis anos depois, com apenas 35 anos, iria assumir a direcção artística do histórico teatro de ópera.

Nascido em Milão a 26 de Junho de 1933, Claudio Abbado associou ao La Scala a direcção das mais destacadas formações mundiais da música, como a Filarmónica de Berlim, onde sucedeu a Herbert von Karajan, a Filarmónica e o Teatro de Ópera de Viena ou a Sinfónica de Londres.

Na sua extensa carreira internacional, passou duas vezes por Lisboa: em Maio de 1969, apresentou-se no Coliseu dos Recreios, no âmbito do 13.º Festival Gulbenkian de Música; em Outubro de 1997, dirigiu, no ciclo Grandes Orquestras Mundiais da Gulbenkian, a Filarmónica de Berlim e o Coro Gulbenkian, na interpretação da 2.ª Sinfonia de Mahler.

Gravou também com a pianista Maria João Pires obras de Mozart e Schumann.
 

Sugerir correcção
Comentar