CDU de Sintra quer reordenar o trânsito na Praia Grande

Proposta prevê a futura abertura, a prazo, de uma nova via entre a rotunda do restaurante Galé e a Estrada do Rodízio.

A circulação automóvel apenas num sentido e a construção de um parque de estacionamento no acesso à Praia Grande fazem parte de uma proposta apresentada nesta terça-feira ao executivo da Câmara de Sintra pelo vereador Pedro Ventura (CDU).

A proposta de circulação, estacionamento e transportes para a Praia Grande tem como objectivo prioritário a requalificação da Avenida Alfredo Coelho, que corre ao longo da frente marítima, “de forma a potencializar esta área turística de referência no concelho de Sintra”, afirmou o autarca no documento.

Os problemas de circulação durante a época balnear na principal praia do litoral de Sintra são antigos. Numa primeira fase, propõe-se que seja retirado grande parte do estacionamento automóvel junto ao areal. Para que tal seja possível, a primeira acção terá de passar pela criação de uma zona de estacionamento alternativo num terreno próximo do cruzamento com a Estrada do Rodízio, no sentido de Almoçageme, junto ao restaurante Nortada.

O segundo passo será a abertura de uma via, junto à rotunda do restaurante Galé, no fim da praia, por um caminho já com saneamento, que permita a circulação automóvel apenas no sentido Norte-Sul e pelas traseiras dos restaurantes até à Estrada do Rodízio. “Esta nova rua iria permitir a circulação mais eficiente em toda a zona da Praia Grande, evitando os congestionamentos bem conhecidos que acontecem no Verão”, defende-se na proposta.

O novo acesso, devido à inclinação do local, será apenas para viaturas ligeiras. Durante a época balnear podem ser considerados meios de transporte especiais para ligar a zona de estacionamento à praia.

Esta intervenção, a ir por diante, permitirá, numa terceira fase, reservar “a frente de praia para o usufruto do peão” e dotar o local “de áreas de lazer e de estruturas públicas que respondam às exigências de um reconhecimento nacional e internacional das qualidades naturais” do espaço, potenciando a atividade turística e desportiva.

Pedro Ventura salientou à agência Lusa que o parque de estacionamento está previsto no Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC), acrescentando que a solução “é fácil de realizar e terá um grande impacto” na valorização turística da zona.

A Praia Grande faz parte do roteiro de uma visita de trabalho que o secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, efectua esta quarta-feira à zona costeira do concelho de Sintra.

Instabilidade das arribas e falta de acessos às praias, bem como a necessidade de intervenção na zona costeira são alguns dos temas que serão abordados durante a visita com técnicos da Agência Portuguesa Ambiente, para avaliar eventuais medidas com vista à preservação das praias afectadas pelo temporal de 5 e 6 de janeiro.
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar