Parlamento “chumba” requerimento para ouvir Nuno Crato mas aprova audição ao presidente da FCT

Iniciativa do PCP pretendia ouvir o ministro da Ciência devido aos cortes das bolsas atribuídas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O Bloco de Esquerda tinha pedido para ouvir o presidente da FCT, o que foi aprovado.

Foto
Nuno Crato Daniel Rocha

A Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura chumbou esta terça-feira o requerimento do PCP para audição do ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, e da secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira, sobre o concurso de bolsas individuais de doutoramentos, disse à agência Lusa fonte parlamentar. Mas aprovou o pedido, apresentado pelo Bloco de Esquerda, de audição do presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Miguel Seabra.

Os deputados do PCP pretendiam que Nuno Crato e Leonor Parreira prestassem esclarecimentos sobre o concurso de bolsas individuais de doutoramento, pós-doutoramento e doutoramento em empresas, da FCT, e medidas a tomar na salvaguarda do sistema científico e tecnológico português.

Segundo os resultados do concurso de 2013, publicados na última quarta-feira no portal da FCT, foram atribuídas 298 bolsas de doutoramento e 233 de pós-doutoramento. No concurso de 2012, a Fundação para a Ciência e Tecnologia concedeu 1198 bolsas de doutoramento e 677 de pós-doutoramento.

No Parlamento, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, negou haver uma diminuição das bolsas de doutoramento, afirmando que a sua atribuição por concurso foi reduzida, mas, em compensação, foram lançados novos “programas doutorais de qualidade” que envolvem bolsas.

Os novos programas doutorais “implicarão, nos próximos três anos, a atribuição de quase 1700 bolsas”, referiu o chefe do Governo, durante o último debate quinzenal, na sexta-feira. Segundo os resultados divulgados pela FCT, os novos programas doutorais, em que as universidades é que escolhem os candidatos às bolsas, apontam para 431 bolsas atribuídas no ano passado.

Contestando o número de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento aprovadas, o grupo parlamentar do PCP requereu a audição do ministro Nuno Crato e da secretária de Estado Leonor Parreira.

A Plataforma em Defesa da Ciência e do Emprego Científico em Portugal, que reúne investigadores e já ameaçou impugnar judicialmente outro concurso da FCT de 2013 de contratação de cientistas – o concurso Investigador FCT – por alegadas irregularidades, associou-se ao protesto organizado pela Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), que está a decorrer esta terça-feira à tarde à porta da fundação, em Lisboa.
 

Notícia actualizada às 18h35
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar