Tugan Sokhiev é o novo director musical do Bolshoi

Russo de 36 anos substitui maestro que se demitiu depois dos vários escândalos que recentemente envolveram o teatro

Foto
O director do Bolshoi, Vladimir Urin, com Tugan Sokhiev (à direita) AFP

O maestro russo Tugan Sokhiev, que dirige actualmente a Orquestra Nacional do Capitólio de Toulouse, em França, assumirá a direcção musical do Bolshoi de Moscovo. Tugan Sokhiev, de 36 anos, vai substituir o maestro Vassili Sinaïski, de 66, que se demitiu em Dezembro na sequência da série de escândalos no Bolshoi.

O nome do jovem maestro russo foi esta segunda-feira anunciado pelo director do Bolshoi, Vladimir Urin, que apresentou Tugan Sokhiev como “um dos jovens chefes de orquestras mais populares do Ocidente”. Vasily Sinaïski demitiu-se no início de Dezembro a apenas duas semanas da estreia da ópera Don Carlo, de Verdi, em que deveria conduzir a orquestra.

Sinaïski estava em funções desde 2010, ocupando o lugar anteriormente ocupado por Leonid Dessiatnikov, que ficou no cargo apenas um ano. Segundo a agência de notícias EFE, a direcção da orquestra principal do Bolshoi é um dos mais ambicionados cargos da área da música na Rússia. Isto apesar dos escândalos que atingiram o teatro, na sequência do ataque com ácido do bailarino Pavel Dmitrichenko a Serguei Filin, o contestado director artístico do Bolshoi, que ficou graves queimaduras no rosto e praticamente cego.

Sinaïski acabou por abandonar o seu cargo depois destes eventos. Foi, no entanto, apenas uma das últimas peças a cair nesta novela que se arrastou ao longo de 2013 com rumores e despiques constantes e que acabou na prisão de Dmitrichenko.

Tugan Sokhiev, na direcção musical da Orquestra Nacional do Capitólio de Toulouse desde 2008, é ainda director musical da Deutsches Symphonie-Orchester de Berlim desde Setembro de 2012. O maestro trabalhou com o Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, e dirigiu entre 2012 e 2013 as orquestras filarmónicas de Viena, Roterdão, a Philarmonia Orchestra de Londres e a orquestra sinfónica da rádio finlandesa.

O contrato que agora assinou com o Bolshoi é para quatro anos mas Tugan Sokhiev apenas assumirá funções na próxima temporada, a fim de cumprir os contratos celebrados até agora.
 
 

Sugerir correcção
Comentar