Fundação Gala-Salvador Dalí compra a Carreta Fantasma em ano de festa

Pintura de 1933 mostra uma planície dourada e foi comprada por um valor desconhecido. Dalí tinha 29 anos quando a fez.

Foto
Carreta Fantasma Salvador Dalí, Fundació Gala-Salvador Dalí/VEGAP, Figueres, 2014

As comemorações do 40.º aniversário do Teatro-Museu Dalí, em Figueras, Espanha, começaram com a compra pela Fundação Gala – Salvador Dalí da pintura a óleo sobre madeira Carreta Fantasma , do artista catalão ligado ao movimento surrealista.

Esta obra de 1933 foi agora comprada pela fundação criada por Dalí 50 anos mais tarde a um coleccionador que preferiu permanecer anónimo por um preço que também ficou por divulgar.

Carreta Fantasma, que o diário espanhol El País diz ser influenciada pelos clássicos flamencos, fez parte da colecção do poeta inglês Edward James (1907-1984), mecenas de Salvador Dalí entre 1936 e 1939.

Ao jornal ABC, tanto Antoni Pitxot, director do Teatro-Museu Dalí, como Montse Aguer, responsável pelo Centro de Estudos Dalianianos, sublinharam a relevância desta obra de cariz surrealista. Em declarações ao diário El País, Pixtot referiu mesmo que esta é “uma das obras mais importantes que foram compradas [pela Fundação] nos últimos anos”.

De acordo com Antoni Pitxot, este óleo de 19x24cm foi pintado por Dalí aos 29 anos, quando o artista fez diversas obras que tinham como protagonistas a planície catalã de Empordà e a praia de Roses, algumas delas dedicadas à sua prima Carolina.

Em Carreta Fantasma vê-se uma carroça em direcção a uma povoação, tendo como cenário uma planície árida e ao mesmo tempo luminosa. Pitxot explica que esta carroça está cheia de simbolismos que transportam quem vê para a "adolescência do génio" nascido em Figueras. Do ponto de vista técnico, continua o director do museu, "é uma peça única executada com uma uma delicadeza e uma capacidade pictórica difícil de encontrar no século XX".

Segundo o jornal El Periódico, esta pintura relembra o Retrato do Sr. Emilio Terry, O Espectro do sex appeal ou o Retrato de Gala com duas costeletas de cordeiro equilibrado sobre o seu ombro, pelo detalhe característico da fase da carreira de Dalí em que foi feita, bem como pelo uso de madeiras nobres de medidas reduzidas no suporte. É semelhante, ainda, pelas pinceladas precisas em camadas transparentes e pelos pormenores quase imperceptíveis.

Carreta Fantasma junta-se agora às mais de 300 peças do museu.

Sugerir correcção
Comentar