Ministério da Saúde denunciou novos casos de fraude no SNS

Nas últimas semanas foram encaminhados "novos dados e novos casos" para as autoridades judiciais

Foto
A fraude passava pela obtenção de receitas passadas em nome de utentes do SNS PÚBLICO

O Ministério da Saúde revelou esta quinta-feira que enviou nas últimas semanas denúncias de novos casos de fraudes com receitas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) para as autoridades judiciais, dados estes que poderão dar origem a novas investigações.

A informação consta de um comunicado onde o ministério se congratula com os resultados da operação Consulta Vicentina realizada esta quarta-feira pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária, que resultou na detenção de dez pessoas, seis das quais médicos e dois farmacêuticos.

“A investigação e as 33 buscas a nível nacional efectuadas no âmbito do inquérito do DCIAP [Departamento Central de Investigação e Acção Penal] permitiram reunir com sucesso prova da prática de crimes contra o SNS, como falsificação de documentos, burla qualificada, corrupção e associação criminosa”, lê-se na nota.

O Ministério da Saúde destaca “mais uma vez a acção decisiva das autoridades judiciais com quem colaboraram instituições do seu universo", como o Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde e a Inspecção-Geral das Actividades em Saúde. E salienta: “Sem a participação dos meios de combate à fraude que hoje existem no SNS, a operação Consulta Vicentina, como outras antes desta, não seria possível”.

O ministério garante que as investigações vão continuar e adianta que nas últimas semanas foram encaminhados “novos dados e novos casos” para avaliação pelas autoridades.
 

Sugerir correcção
Comentar