Cardborigami
Foto
Cardborigami

Arquitecta cria abrigo provisório para quem não tem tecto

Arquitecta Tina Hevespian criou uma estrutura feita de cartão reciclado e inspirada na técnica japonesa origami. O Cardborigami é leve, portátil, dobrável, resistente à água e pouco inflamável

Tina Hevespian criou um abrigo temporário para sem-abrigo, feito de cartão reciclado e inspirado na técnica japonesa origami. O Cardborigami é leve, portátil, dobrável. É ainda não só resistente à água, mas também revestido por uma substância que actua como retardador de chama, por uma questão de segurança.

O objectivo é “atenuar os efeitos da pobreza ou desastres naturais em sem-abrigo”, através de um produto que oferece “privacidade e protecção”. Quando não está a ser utilizado, o Cardborigami pode ser “fechado em menos de um minuto” e facilmente transportado por qualquer pessoa.

Além de querer que o abrigo seja uma forma de resolver alguns problemas sociais, Tina Havespian e a equipa que a acompanha trabalham com “parceiros estratégicos” para que os sem-abrigo sejam “colocados em casas permanentes”. Para tal, criam empregos na manufactura local dos abrigos, como “um esforço para ajudar à subsistência” dos que servem.

PÚBLICO -
Foto
Tina Hevespian nasceu e vive em Los Angeles, condado norte-americano onde há mais de 50 mil e 400 sem-abrigo Cardborigami

Só no condado de Los Angeles, de onde Tina é natural, e onde vive, há mais 58 mil e 400 pessoas sem-abrigo, pode ler-se no site do Cardborigami. Dessas, “apenas 26% têm acesso a abrigo”. Por isso, o nome deste abrigo passou também a ser nome de associação, que promove a união entre o design e a humanidade através da “consciencialização da questão dos sem-abrigo” naquela cidade.

PÚBLICO -
Foto
Os abrigos são leves, reciclados e resistentes à água Cardborigami

Para rentabilizar a organização sem fins lucrativos, uma série de 150 Cardborigami está à venda online, por 100 dólares cada (cerca de 74 euros). “O nosso objectivo é vendê-los para uso recreativo, de modo a angariar fundos e assim produzir ainda mais abrigos”, consta no site. No entanto, cada abrigo custará, no futuro, 30 dólares (cerca de 22 euros).

 

De acordo com o site do canal de televisão CBC, Hovsepian planeia ter dez abrigos em uso já este ano, em Sacramento.

Sugerir correcção