Gulbenkian abre concurso de apoio a novos projectos culturais

A Fundação Calouste Gulbenkian abriu um novo concurso para apoiar projectos inovadores nas áreas do cinema, dança e teatro. As candidaturas estão abertas até 31 de Janeiro

Foto
DR

A Fundação Calouste Gulbenkian quer apoiar "projectos de criação de Cinema, Dança e Teatro que se distingam pelo seu carácter inovador e impulsionador de novas abordagens artísticas", como se refere na página do novo concurso, aberto para o efeito.

Os interessados devem realizar a candidatura online, preenchendo o formulário respectivo (entidade individual/entidade colectiva), que exige mais detalhes sobre o projecto em questão e a estimativa de um orçamento, mesmo que o montante final do apoio financeiro seja depois determinado pela fundação.

Podem candidatar-se criadores nacionais ou estrangeiros residentes em Portugal, e estruturas de produção nacionais, mas serão "privilegiados os projectos de criadores em início de carreira, projectos de entidades profissionais, individuais ou colectivas, nos campos da valorização profissional, técnica e artística, criação e internacionalização", clarifica a fundação.

Na área de cinema, por exemplo, "são considerados projectos de carácter experimental ou documental, de curta ou longa-metragem". Em qualquer área, no entanto, "não são contemplados projectos integrados em programas para a obtenção de graus académicos".

Por fim, todos os projectos aceites "devem obrigatoriamente iniciar-se nos 6 meses subsequentes à data da comunicação do apoio por parte da fundação" e "não são admitidas candidaturas de entidades que se encontrem em situação de incumprimento injustificado dos registos regulamentares da fundação", nomeadamente financeiro. Situações contempladas no regulamento, já disponível online.

Sugerir correcção
Comentar