Merkel fracturou bacia durante acidente de esqui

Chanceler alemã cancelou parte da agenda prevista para os próximos dias.

Foto
A chanceler numa imagem de arquivo Reuters

A chanceler alemã, Angela Merkel, fracturou um osso da bacia ao cair quando esquiava durante as férias de Natal, o que a obrigou a cancelar viagens e outros compromissos previstos para os próximos dias.

A informação foi avançada pelo seu porta-voz, no dia em que se previa o regresso de Merkel ao trabalho, após alguns dias de férias. “A chanceler não vai poder honrar os compromissos agendados para a próxima semana. Sofreu um choque grande ao cair quando fazia esqui de fundo durante as festas de Natal e fracturou a bacia”, explicou Steffen Seibert.

O porta-voz explicou que Merkel pensou inicialmente que tinha ficado apenas com alguns hematomas, mas na sexta-feira “os médicos confirmaram que era mais grave do que uma contusão” e que se tratava de “uma fractura incompleta do anel pélvico”.

Por conselho médico, a chanceler terá de permanecer o máximo de tempo possível deitada, nas próximas três semanas, o que a impossibilitará de viajar. Entre os compromissos cancelados está a visita à Polónia, agendada para quarta-feira, ou a recepção, no dia seguinte, em Berlim, do primeiro-ministro luxemburguês, Xavier Bettel.

Seibert explicou que Merkel anda com a ajuda de canadianas e “está capaz de trabalhar e em total comunicação” com o seu gabinete, estando previsto que lidere o Conselho de Ministros de quarta-feira, o primeiro da grande coligação que junta os democratas-cristãos da CDU-CSU e os sociais-democratas do SPD. Dadas as limitações, “vai concentrar-se num número limitado de encontros na chancelaria e efectuará o resto do trabalho a partir de casa”.

O porta-voz não revelou quando aconteceu o acidente, nem se envolveu outras pessoas para além da chanceler, limitando-se a adiantar que ocorreu “a baixa velocidade”, tentando de imediato distinguir a queda de Merkel da sofrida, dias antes, pelo ex-campeão de Fórmula 1 Michael Schumacher, ainda em coma no hospital da cidade francesa de Grenoble.

Merkel é uma fã de desportos ao ar livre, em particular na neve, e costuma passar o final de ano com o marido na estância de esqui de Engandin, nos Alpes Suíços.
 

Sugerir correcção
Comentar