Cronologia de uma vida

A vida de Eusébio resumida em datas

Foto
A foto de um jovem Eusébio na mão de um adepto benfiquista que esteve neste domingo na Luz Nuno Ferreira Santos

25 de Janeiro de 1942 – Nasce, no bairro da Mafalala, em Lourenço Marques (actual Maputo), Eusébio da Silva Ferreira, filho de Laurindo António da Silva Ferreira e Elisa Anissabeni.

1958 – Eusébio chega ao Sporting de Lourenço Marques, depois de ter sido rejeitado no Desportivo e no Ferroviário. Estreou-se pelo Sporting laurentino contra o Desportivo marcando três golos.

15 de Dezembro de 1960 – As versões divergem (há quem diga que foi a 17 de Dezembro), mas foi a meio de Dezembro que Eusébio aterrou em Lisboa, proveniente de Lourenço Marques e com destino ao Benfica.

12 de Maio de 1961 – Cinco meses depois de sair de Moçambique, Eusébio já pode jogar pelo Benfica, que paga por ele 400 contos ao Sporting de Lourenço Marques.

23 de Maio de 1961 – Estreia oficial de Eusébio pelo Benfica num jogo da Taça de Portugal frente ao Vitória de Setúbal. Eusébio marca o único golo dos “encarnados”, que perderam esse jogo por 4-1.

8 de Junho de 1961 – Primeiro jogo de Eusébio pelo Benfica no campeonato nacional. O Belenenses foi o adversário e Eusébio marcou um dos golos no triunfo “encarnado” por 4-0, sagrando-se campeão pela primeira vez pelo Benfica. Será o primeiro de 11 títulos conquistados na Luz.

8 de Outubro de 1961 – Eusébio estreia-se pela selecção portuguesa num jogo contra o Luxemburgo. Na sua primeira internacionalização, Eusébio marcou um golo, mas Portugal perdeu por 4-2.

2 de Maio de 1962 – O Benfica conquista a sua segunda Taça dos Campeões Europeus, derrotando na final em Amesterdão o Real Madrid por 5-3. Eusébio marcou dois golos e, no final, trocou de camisola com Alfredo di Stéfano, a “estrela” hispano-argentina do Real.

25 de Maio de 1963 – O Benfica é derrotado pelo AC Milan por 2-1 na final da Taça dos Campeões Europeus em Wembley. Eusébio ainda marca o primeiro golo, mas um bis de Altafini dá o título aos italianos. Eusébio jogaria ainda em mais duas finais pelo Benfica, perdendo com o Inter de Milão em 1965 e com o Manchester United em 1968.

28 de Dezembro de 1965 – Eusébio recebe a Bola de Ouro, prémio atribuído ao melhor futebolista europeu do ano pela revista France Football.

23 de Julho de 1966 – Eusébio marca quatro golos no triunfo da selecção portuguesa sobre a Coreia do Norte nos quartos-de-final do Mundial de 1966. Portugal acabaria por ficar em terceiro lugar e Eusébio foi o melhor marcador do torneio, com nove golos.

1968 – Eusébio termina a época com 43 golos, sendo o melhor marcador da Europa, e torna-se no primeiro jogador a conquistar a Bota de Ouro. Repetiu o feio em 1973, com 40 golos.

13 de Outubro de 1973 – Último jogo pela selecção portuguesa, frente à Bulgária, no Estádio da Luz, a contar para a fase de apuramento do Mundial de 1974. Não marcou qualquer golo e foi substituído por Jordão aos 28 minutos. Foram 64 jogos pela selecção portuguesa, com 41 golos marcados.

29 de Março de 1975 – Último jogo de Eusébio com a camisola do Benfica. Foi na Luz, frente ao Oriental e ficou em branco. Seis dias antes, no Bonfim, frente ao Vitória de Setúbal, havia marcado aquele que seria o seu último golo pelos “encarnados”.

28 de Agosto de 1976 – Foi o ponto alto da carreira de Eusébio nos EUA, sagrando-se campeão pelos Toronto Metro-Croatia, com dois golos na final contra os Seattle Sounders. Eusébio jogou ainda nos Boston Minutemen, Las Vegas Quicksilver, New Jersey Americans e Buffalo Stallions.

6 de Março de 1977 – Último golo de Eusébio na primeira divisão portuguesa, ao serviço do Beira-Mar, contra o Sporting. Em Portugal, Eusébio jogaria ainda no União de Tomar, entre Dezembro de 1977 e Março de 1978.

5 de Janeiro de 2014 – Eusébio morre na sua casa, em Lisboa, vítima de uma paragem cardiorrespiratória. Tinha 71 anos.
 

Sugerir correcção
Comentar