PSP desmantela rede de tráfico de droga em Lisboa

Os 22 detidos vendiam, sobretudo, cocaína, heroína e haxixe junto a escolas na zona do Lumiar.

A PSP deteve 22 traficantes de droga na madrugada de domingo, no Bairro da Cruz Vermelha, na zona do Lumiar, em Lisboa. Este foi o resultado de uma investigação que durou oito meses e envolveu cerca de 100 elementos da polícia.

Os detidos têm idades compreendidas entre os 17 e os 63 anos. Dezanove são homens e três são mulheres, sendo que, dos 22, apenas um não tem nacionalidade portuguesa, é cabo-verdiano.

Dedicavam-se à venda directa de heroína, cocaína e haxixe no Bairro da Cruz Vermelha, nomeadamente, próximo de um Centro de Tempos Livres para jovens da Junta de Freguesia do Lumiar, de um jardim de infância, de uma escola de 1º ciclo e de uma escola de ensino básico e secundário.

“Era uma situação que merecia uma especial atenção da nossa parte, porque criava um sentimento de insegurança e a transmissão que era feita em termos visuais não era nada positiva”, explica o comandante da Divisão de Investigação Criminal de Lisboa, sub-intendente Resende Silva.

O mesmo oficial refere que, apesar de esta ser considerada uma operação “urgente”, demorou oito meses a ser executada “por forma a não deixar resquícios deste grupo”. Resendo Silva acrescentou que “não se trata de uma ramificação de outra organização” e que a zona da Alta de Lisboa se viu livre de “um dos principais grupos [de traficantes], com maior actividade e com maior dimensão da cidade de Lisboa”.

A operação foi desenvolvida pela 3ª Esquadra de Investigação Criminal (EIC) de Lisboa, que integra a Divisão de Investigação Criminal de Lisboa.

Na manhã de domingo, por volta das 8h45, os agentes de PSP, que se encontravam no terreno a observar os alegados traficantes de droga, registaram a primeira venda a um cliente no Bairro da Cruz Vermelha. Pouco tempo depois, e após terem recolhido os mandados de busca, os agentes da PSP efectuaram um total de 25 buscas domiciliárias, que incidiram no Bairro da Cruz Vermelha, noutras zonas do Lumiar e na Trafaria (concelhod e Almada).

Foram apreendidos 13 mil euros em dinheiro, dois carros de alta cilindrada, 14 quilos de haxixe, 700 gramas de heroína, 100 gramas de cocaína, quatro armas de fogo (duas caçadeiras shotgun e duas pistolas de 6,35 mm e 9 mm), 383 munições, um colete à prova de bala, duas viaturas e outro material, como máquinas fotográficas, balanças de precisão, uma televisão e três computadores portáteis.

Os detidos foram nesta segunda-feira presentes aoTribunal de Instrução Criminal de Lisboa para o 1º Interrogatório Judicial e aplicação de medidas de coacção, que deverão ser conhecidas ao final da tarde. 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar