Tempestade "Dirk" provoca caos no Natal europeu

Fotogaleria
Num dos dias mais movimentados do ano, várias ligações ferroviárias estiveram cortadas em Londres REUTERS/Luke MacGregor
Fotogaleria
Um funcionário da rede de distribuição eléctrica francesa repara uma linha de electricidade no norte de França AFP PHOTO/CHARLY TRIBALLEAU
Fotogaleria
Na Bretanha milhares de casas ficaram sem electricidade e as ruas transformaram-se em rios AFP PHOTO / FRANK PERRY

França, Espanha e Reino Unido foram os países mais afectados nas últimas 48 horas. Seis pessoas morreram, cinco em Inglaterra e uma em França.

A tempestade Dirk atingiu a costa oeste da Europa, fazendo cinco mortos no Reino Unido e um em França, impedindo ainda milhares de pessoas de chegarem a tempo a casa para passar o Natal com a família. No Reino Unido, três pessoas morreram afogadas e duas outras foram vítimas de acidentes de viação relacionados com o mau tempo. Em França, um adolescente de 12 anos morreu devido ao desabamento de um muro em Calvados, na região da Normandia.

Inundações e cortes de electricidade levaram ao cancelamento de voos no aeroporto de Gatwick, no sul de Londres, provocando o caos na noite de Natal. De acordo com o jornal britânico The Guardian alguns passageiros tiveram de ser acalmados pela polícia depois de um dia à espera no aeroporto sem saber se chegariam ao destino. No aeroporto de Heathrow, um dos mais movimentados da Europa, cerca de 30 voos foram cancelados.

Corte de energia
Os cortes no tráfego rodoviário e ferroviário devido às inundações também perturbaram as deslocações natalícias. Ventos fortes atingiram igualmente a Irlanda, onde mais de cinco mil pessoas ficaram sem telefone durante horas.

O mau tempo levou ainda ao corte de energia em várias regiões de Inglaterra, afectando um total de 300 mil pessoas.

Em França, registaram-se ventos de 140 quilómetros por hora e de acordo com o jornal Le Monde mais de 80 mil habitações sofreram cortes de electricidade.

Em Espanha o temporal colocou em alerta 45 províncias, sendo a Galiza a região mais afectada com ventos que chegaram aos 193 quilómetros por hora. Um comboio descarrilou mas passageiros e tripulação sairam ilesos. Cortes de electricidade, estradas cortadas, árvores caídas e voos cancelados completam o balanço.

Em Portugal, a Autoridade Nacional da Protecção Civil colocou oito distritos do norte e centro do país em alerta laranja face às previsões de fortes chuvas, vento e quedas de neve.

Sugerir correcção
Comentar