“Robot Turtles” ensina conceitos fundamentais de programação

Como o próprio nome indica, as tartarugas são os protagonistas deste jogo e fazem-se acompanhar por um conjunto de cartas e claro, um tabuleiro

Foto
DR

Robot Turtles, é um jogo de tabuleiro que pretende ensinar os conceitos básicos da programação a crianças dos 3 aos 8 anos... mas também pode ensinar os adultos. O jogo foi crowdfunded no Kickstarter por Dan Shapiro, que "pediu" 25.000 dólares, o que correspondia a 1000 encomendas, volume mínimo para a fábrica produzir o jogo. Mas a campanha ultrapassou em muito as suas expectativas, tendo angariado 631.230.

Como o próprio nome indica, as tartarugas são os protagonistas deste jogo e fazem-se acompanhar por um conjunto de cartas e claro, um tabuleiro. Existem dois tipos de jogadores, o "Turtle Mover", que geralmente é o adulto e quem tem de ler as instruções, e os "Turtle Masters". O "Turtle Mover" constrói, no tabuleiro, um labirinto feito de paredes que conduz a uma pedra preciosa, e cada "Turtle Masters" tem de chegar à pedra preciosa, executando uma sequência de instruções, ou seja, jogando as cartas de forma lógica para a sua tartaruga percorrer o caminho e realizar as acções necessárias para arrebatar a sua preciosa jóia. O "Turtle mover" tem então de executar o "programa" desenhado pelo "Turtle Master" movendo a tartaruga e fazendo os "sons digitais" que o cenário exige. Sempre que o programa tem um erro, deve gritar "bug"!

O jogo permite também activar novas "funcionalidades" de forma a torná-lo mais interessante e complexo, podendo assim continuar a ser jogado conforme a criança vai crescendo.

O jogo foi desenvolvido por um programador da Google, Dan Shapiro, para os seus filhos e a receptividade foi tão grande que pediu licença sem vencimento para desenvolver o jogo. Tendo ouvido muitas opiniões negativas sobre o potencial interesse do jogo, porque "programar" soa a complicado, criou uma campanha no Kickstarter para conseguir reunir o investimento mínimo necessário para produzir o jogo, 25.000 dólares, o que correspondia a 1000 encomendas. Mas a campanha recolheu muito mais, tendo angariado 631.230 dólares de 13.765 apoiantes. Para se receber o jogo, teria de se doar 40 dólares. 

O jogo já não está disponível, pois foi produzido apenas para responder à campanha realizada no Kickstarter, mas recentemente foram colocados 1.500 à venda na Maker Shed, a loja oficial da Make Magazine, que esgotaram em 8 horas. Entretanto, está agora à venda na Amazon por 39.95 dólares, mas o mais provável é que esgote rapidamente.

Para quem quiser ir sabendo mais novidades sobre o jogo, é só dar o e-mail à "Robot Turtles", eles avisam sempre que o jogo volta a estar à venda. Se quando o quiserem comprar, o jogo já não estiver disponível, e se não quiserem esperar, o ebay é uma boa opção. O jogo vai aparecendo por lá, mas a um preço inflaccionado.

Sugerir correcção
Comentar