Missa com fado celebrada em duas paróquias do Funchal
Em celebração inédita na Madeira, a liturgia da missa será acompanhada por uma fadista e seus guitarristas.
Mas que tem a ver o fado com uma Eucaristia? “Tem tudo. A serenidade, a paz, a penumbra ténue onde ele é cantado e a cadência melancólica do cantar, mais a mensagem das letras cuidadosamente seleccionadas para o lugar e o contexto em se encere o evento ´Missa com fado´, proporcionarão a paz, o silêncio e a oração para o encontro com o transcendente, com Deus. A palavra cantada no fado será mensagem para buscar no silêncio o encontro com Deus e com os outros”, respondeu ao PÚBLICO o padre José Luís Rodrigues.
Segundo este responsável pelas duas paróquias, “este género de arte musical não pode estar à margem da oração e da evangelização da Igreja Católica para este tempo, não fosse já o pedido feito pelo Papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, quando diz o seguinte: ´A partir do coração do Evangelho, reconhecemos a conexão íntima que existe entre evangelização e promoção humana, que se deve necessariamente exprimir e desenvolver em toda a acção evangelizadora´”.
Recordando que no ano passado, a 27 de Novembro, o Comité Internacional da UNESCO declarou o fado como Património Imaterial da Humanidade, Rodrigues sublinha que “o fado é hoje a alma de um povo e o eco da ´promoção humana´ da portugalidade no mundo”. E volta a citar o documento papal: “O Reino, que se antecipa e cresce entre nós, abrange tudo”.
O pároco das comunidades de São Roque e de São José revela que este evento cultural e religioso integra-se na quadra do Advento e Natal. “Estamos a preparar o Natal de Jesus. Este será mais um momento de reflexão e evangelização, que as comunidades levam a efeito para melhor se preparem para o acontecimento no Natal”.
E conclui: “Obviamente, que pretende estender a atenção a um campo da arte e procurar aí vestígios de Deus e da mensagem religiosa. Afinal, será mais caminho de busca nos meandros do pulsar da vida humana”.
A fadista Eugénia Maria tem dois CD’s, lançados sob gestão própria, com os títulos “Vielas da saudade” e “Nostalgia do amor”. Canta em toda ilha da Madeira e em vários hotéis da cidade do Funchal.