Beyoncé lança novo álbum de surpresa no iTunes

Cantora americana disponibilizou álbum novo no iTunes sem aviso prévio: 14 canções e 17 vídeos.

Foto
Beyoncé em Nova Orleães, em Fevereiro Jeff Haynes/Reuters

Diz ela que estava “aborrecida” de lançar música da forma tradicional e, por isso, decidiu que o melhor era surpreender toda a gente e, sem que nada o fizesse prever, disponibilizou online, a poucos minutos da meia-noite de quinta para sexta-feira, o seu quinto álbum – Beyoncé.

Ao novo título a que agora se pode aceder através da loja digital iTunes juntam-se 17 vídeos em estreia com convidados especiais que incluem o marido da cantora norte-americana, o rapper Jay-Z, e a filha de ambos, Blue Ivy.

“Surpresa!”, escreveu Beyoncé no press release em que se refere à decisão de lançar desta forma o álbum que se segue a 4, que saiu em 2011. “Estou preparada para falar directamente com os meus fãs. Há muita coisa que se mete entre a música, o artista e os fãs”, acrescentou, confessando que para fazer Beyoncé se inspirou nas memórias que guarda do teledisco Thriller, o megassucesso de 1983 com a assinatura de Michael Jackson.

“Sinto saudades dessa experiência de mergulhar [num álbum]”, disse ainda. “Agora as pessoas só ouvem alguns segundos de uma canção nos seus iPods e não investem verdadeiramente na experiência total.”

Escreve o diário britânico The Guardian, citando o comunicado que apresenta Beyoncé, que o novo título “foi desenhado para ser consumido como uma peça musical e visual do princípio ao fim”. É, por isso, um “uma viagem não-linear através dos pensamentos e das visões” da cantora.

Se para os conteúdos foi buscar Michael Jackson, para o lançamento-surpresa o modelo pode ter sido David Bowie, que em Janeiro e de forma bem mais discreta do que a estrela da pop que deu voz a êxitos como Irreplaceable e Beautiful Liar, fez chegar à Net um single do seu novo título sem qualquer promoção ou aviso anteriores.

Para além de contar com Jay-Z, a norte-americana foi buscar outros artistas como Justin Timberlake e Frank Ocean. Ao marido guardou-o para o tema Drunk in love, em Blue aparece a filha, e Frank Ocean participa em Superpower.

A presença dos vídeos que acompanham o álbum (um por tema, ou mais) é explicada pela cantora na sua página do Facebook, aqui citada pelo site da revista de música Billboard: “Eu vejo a música”, diz Beyoncé, “A música é mais do que aquilo que eu oiço. Quando estou ligada a alguma coisa vejo de imediato uma série de imagens que estão ligadas a um sentimento ou a uma emoção, a uma memória de infância, a pensamentos sobre a vida, aos meus sonhos e fantasias. E isto está tudo ligado à música.”

O disco da cantora de 32 anos será um exclusivo do iTunes durante uma semana e, por isso, só deverá chegar às lojas em suporte físico a 21 de Dezembro. É este último trabalho que Beyoncé vem apresentar a Portugal no próximo ano. A cantora actuará em Lisboa, a 26 e 27 de Março, na Meo Arena, em Lisboa. Os bilhetes para os concertos serão colocados à venda no domingo, com os preços a variarem entre os 42 e os 85 euros.

 

Sugerir correcção
Comentar