Jovem artesã quer produzir sabonetes de meloa dos Açores

Gabriela Barata quer ajudar a divulgar a meloa de Santa Maria, que foi oficialmente reconhecida como produto de Identificação Geográfica Protegida em Setembro

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

A artesã Gabriela Barata tenciona lançar em 2014 uma nova gama de sabonetes recorrendo à meloa certificada de Santa Maria, nos Açores, diversificando a sua linha de cosméticos naturais feitos com argila, pedra-pomes e mel local. Gabriela diz cultivar ela todas as plantas no seu próprio quintal. 

"Vou lançar no Verão uma nova gama, utilizando a meloa e o limão tangerino de Santa Maria. O sabonete vai incorporar os dois", adiantou à Lusa Gabriela Barata, que começou há dois anos a produzir cosmética natural a partir de produtos marienses como passatempo. A artesã  dispõe já de uma gama de sete sabonetes caseiros diferentes, que são vendidos numa loja em Vila do Porto, em feiras e através de encomendas na rede social Facebook.

Gabriela Barata, que também produz cremes, sais de banho e óleos de massagens, adiantou que com todos estes produtos naturais não visa "o lucro pelo lucro", mas sim contribuir para divulgar e promover a ilha de Santa Maria, onde escolheu viver. "Não sou de cá, mas já me sinto filha adoptiva. Foi essa a ideia quando vim viver para Santa Maria por opção. Foi ajudar com os meus conhecimentos e trabalho e tem sido essa a minha meta", disse a artesã, que cresceu num meio ligado à cosmética, já que o pai era farmacêutico.

Foto

A artesã — que é professora de Educação Física e massagista em Santa Maria — nasceu no Porto e viveu 20 anos na Amadora. "É aqui em Santa Maria que me sinto livre para ser eu própria, dona do meu tempo e da minha vida. É assim que ocupo os meus tempos livres e dou asas à minha criatividade", afirmou Gabriela ao P3.

Apesar de ainda não ter testado "o próximo desafio", Gabriela Barata revelou que já comprou óleos essenciais de limão e meloa, tendo congelado, entretanto, o sumo da meloa de Santa Maria e do limão deste Verão, para quando chegar a altura ter todos os ingredientes necessários. A meloa de Santa Maria foi oficialmente reconhecida como produto de Identificação Geográfica Protegida (IGP) em Setembro, tornando-se a sexta certificação desta natureza a ser obtida para produtos agro-alimentares dos Açores.

Por ano, a artesã tem capacidade para produzir cerca de 300 sabonetes, sendo o fabrico totalmente caseiro e feito individualmente. "De glicerina tenho quatro [sabonetes]. Utilizo mel, pedra-pomes, argila e "aloe vera" de Santa Maria. Agora estou a iniciar uma nova gama, que são os de azeite", afirmou Gabriela Barata, acrescentando que o fabrico destes últimos "é mais complicado", pois implica "uma reacção química com soda cáustica e esperar um mês para que fique curado".

Sugerir correcção
Comentar