Fotogaleria
Marisa Ferreira
Fotogaleria
Reuters

Art Beer Fest: vamos provar a cerveja artesanal portuguesa?

O festival de Verão ArtBeerFest vai decorrer entre os dias 10 a 13 de Julho, em Caminha. O evento é gratuito

O festival ArtBeerFest 2014 vai decorrer entre os dias 10 a 13 de Julho nas ruas e praças de Caminha. Ali os portugueses (e não só) vão poder provar os diferentes sabores da cerveja artesanal nacional e internacional ao som de vários tipos de música e acompanhados de um vasto leque de gastronomia. O evento é gratuito. 

Portugal está a avançar no mercado da cerveja artesanal. São sabores diferentes, requintados e conquistam até os que normalmente se dizem não apreciadores da loira, morena ou ruiva comum.


A cerveja artesanal é diferente da industrial porque tem nela o carácter do produtor, não é feita sempre da mesma forma, tem validades curtas e traz com ela a promessa de uma nova experiência sensorial .

PÚBLICO -
Foto
Marisa Ferreira

Em Caminha e não só 

PÚBLICO -
Foto
Marisa Ferreira

Este ano, o ArtBeerFest, que é um festival de Verão gratuito, juntou 35 mil pessoas nas ruas de Caminha. Em 2014 promete não só voltar à cidade minhota, como também andar um pouco por todo país: Porto, Coimbra, Pombal, Guimarães vão ser algumas das cidades que irão receber “Master Brewers” internacionais que “poderão ajudar a alavancar” a ideia da cerveja feita por artesãos , afirmou Octávio Costa ao P3.

A maior novidade do próximo ano será que o ArtBeerFest, que agora é uma marca registada, vai estar em Lisboa no início de Abril de 2014, tornando-se num “Challenging” internacional. Este será um evento de grandes dimensões “à escala internacional” fazendo com que a capital portuguesa se posicione na rede de cidades europeias “onde a cerveja artesanal é o mote”.

Dessa mesma rede fazem parte cidades como Barcelona (Espanha) Bodegraven (Holanda), Glasgow (Escócia) e Copenhaga (Dinamarca). Octávio Costa explica que o evento será em Lisboa porque foi o município que se interessou pelo projecto. A organização disse ainda ter sido convidada a exportar o seu evento e realizar um Art Beer Fest em Vigo que se irá concretizar no final de 2014.

A Cerveja Artesanal Portuguesa

Segundo Octávio Costa e Miguel Cepa , da organização do festival, nos últimos quinze anos, nos EUA e Europa do Norte, houve um “boom” “brutal” no mercado da cerveja artesanal. Em Espanha a explosão de cervejeiros ocorreu ao longo destes últimos cinco anos sendo que hoje podem-se contar “oitenta e oito marcas no mercado”.


Em Portugal esta tendência começou a surgir há cerca de dois anos, existem seis marcas registadas (até ao final do ano serão oito) e “há cerca de 20 projectos a nascer”. Cervejas como a “Sovina” (do Porto, a mais antiga no mercado), “Vadia” (de Vale de Cambra, vencedora de uma medalha de bronze no último “challenge” de Bruxelas), a “Letra” e “Amphora” (ambas de Braga) estão confirmadas nos próximos festivais do Art Beer Fest.