Ponte móvel de Leixões já reabriu ao trânsito

Reparação foi concluída uma semana antes do previsto.

Fotogaleria
Reparação ficou concluída no domingo Paulo Pimenta
Fotogaleria
Reparação ficou concluída no domingo Paulo Pimenta
Fotogaleria
Reparação ficou concluída no domingo Paulo Pimenta
Fotogaleria
Reparação ficou concluída no domingo Paulo Pimenta

A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) anunciou nesta segunda-feira que a ponte móvel do porto de Leixões, que liga Matosinhos a Leça da Palmeira, retomou domingo o seu normal funcionamento.

De acordo com a APDL, a avaria que ocorreu numa das rótulas da ponte móvel, a 23 de Outubro, foi reparada antes do prazo previsto, estando agora a decorrer "uma análise rigorosa às restantes três rótulas da ponte, de forma a evitar outro contratempo".

Durante o período da avaria foi disponibilizado transporte gratuito, em autocarro, para peões e bicicletas. Uma vez que a circulação pedonal se encontra normalizada, o serviço de transporte em autocarro será cancelado, a partir desta segunda-feira, acrescenta a APDL, em comunicado.

Fonte da empresa disse à Lusa que "a avaria ocorreu na articulação do tabuleiro da ponte móvel do lado norte
poente, tendo de imediato, sido encomendada uma nova rótula à empresa alemã Schaeffler, e foi desenvolvido um projecto para a substituição do equipamento danificado". "Atendendo a que a avaria incidiu num ponto que, normalmente, suporta o peso da totalidade do tabuleiro, a solução consistiu na sua imobilização para permitir efectuar a substituição de todas as peças da articulação", referiu a fonte.

Para isso, "na base do tabuleiro foram montados macacos hidráulicos destinados a suportar todo o peso e, junto da rótula, foi introduzida uma cavilha para ligar rigidamente o tabuleiro ao pilar. Um dos objectivos foi o de evitar o menor desalinhamento das furações da fixação da rótula entre a retirada da peça avariada e a reposição da peça nova. Tratou-se de uma intervenção cuidada e morosa e para a qual muito contribuíram as condições meteorológicas dos últimos dias", explicou.

Após a desmontagem, "a rótula danificada seguiu para análise pelo fabricante e será objecto de análise aprofundada para determinar eventuais medidas correctivas a adoptar no sentido de assegurar as melhores condições de funcionamento da ponte móvel", acrescentou a mesma fonte.

A ponte móvel de Leixões, que assegura a ligação para veículos e peões entre Matosinhos e Leça da Palmeira, foi construída em 2007 em substituição da anterior, com um custo de 12,8 milhões de euros comparticipados em 45% por fundos europeus.
 
 

Sugerir correcção
Comentar