Museu da Ciência de Coimbra, um dos 30 melhores museus universitários do mundo

Museu da Ciência é o único português numa lista que conta com o Museu de História Natural de Harvard, nos Estados Unidos, o Museu Hecht, em Israel, ou o Museu do Design, na Suíça

Foto

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra foi eleito, por um site de classificações e "rankings" de universidades e cursos, como um dos 30 melhores museus universitários do mundo, divulgou esta sexta-feira a instituição.

O site The Best Colleges sublinhou as colecções dos departamentos de Botânica, Física, Antropologia, Zoologia e Mineralogia, presentes no museu, assim como o facto de o espaço pertencer a uma das "mais antigas universidades do mundo". Paulo Gama Mota, director da instituição, disse à agência Lusa que algumas das coleções do Museu da Ciência "são património raro" e "têm um enorme valor", destacando as coleçcões de Física, Etnografia e História Natural dos séculos XVIII e XIX .

Além da importância das colecções, Paulo Gama Mota considerou que a forte e marcada presença do museu na sociedade, através de "um projecto com uma actividade pública muito grande" e o processo de agregação dos espaços museológicos numa única estrutura — o Museu da Ciência —, foram factores "importantes para esta nomeação". "Estamos muito satisfeitos com a nomeação", assim como pela "boa companhia" de museus "reconhecidamente emblemáticos, do ponto de vista da História da ciência universitária", salientou.

O Museu da Ciência é o único museu português presente, numa lista que conta com o Museu de História Natural de Harvard, nos Estados Unidos, o Museu Hecht, em Israel, o Museu do Design, na Suíça, ou o Museu Galileu, em Itália. A instituição surge citada no 10.º lugar da lista do site The Best Colleges

Sugerir correcção
Comentar