PÚBLICO vence dois prémios do Observatório de Ciberjornalismo

Júri distinguiu reportagem de Joana Bourgard sobre voluntariado e infografia de Raquel Albuquerque e Dinis Correia sobre o financiamento das campanhas autárquicas.

Foto
PÚBLICO foi recentemente distinguido com prémios do European Newspaper Award, Gazeta de Imprensa, Direitos da Criança em Notícia Nuno Ferreira Santos

O PÚBLICO ganhou em duas das quatro categorias em que estava nomeado nos prémios do Observatório de Ciberjornalismo (ObCiber): videojornalismo online e infografia digital. Saber ouvir é uma forma de voluntariado, reportagem de Joana Bourgard, e a infografia O financiamento das duas últimas campanhas autárquicas, co-assinada por Raquel Albuquerque e Dinis Correia, foram os trabalhos que reuniram a preferência do júri.

Ao todo o PÚBLICO contabilizava sete nomeações. Nas categorias que venceu estava ainda nomeado por Os detalhes da eleição do novo Papa (infografia digital) e Home: a solidão feita documentário (videojornalismo online), publicado no P3. Os trabalhos colectivos Floresta em Perigo e Filhos do Vento chegaram aos finalistas na categoria de reportagem multimédia.

O vencedor nesta categoria foi a Rádio Renascença, com um reportagem de Pedro Rios (também colaborador do PÚBLICO) e Marília Freitas sobre a freguesia de Campanhã, no Porto. A Renascença arrecadou ainda o prémio principal do ObCiber, o de excelência geral em ciberjornalismo, para o qual o PÚBLICO estava nomeado, tal como o Jornal de Notícias.

Os nomes dos vencedores foram revelados nesta quinta-feira, no final das jornadas sobre ciberjornalismo de proximidade promovidas pelo ObCiber, no pólo de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto. A decisão foi partilhada pelo júri – composto por Hélder Bastos, Fernando Zamith, António Granado, Luís António Santos, Inês Amaral, Luís Bonixe, Xosé Pereira e Elias Machado – e pelo público, que pôde votar online até terça-feira.

A vontade popular tinha o peso de um terço na escolha do vencedor. Na principal categoria, excelência geral em ciberjornalismo, o PÚBLICO foi o que reuniu mais votos: 52,65%. A Renascença, que ganhou, ficou pelos 33,04% e o Jornal de Notícias pelos 14,31%.

Nesta sexta edição dos prémios, foram ainda distinguidos o Jornal de Notícias na categoria de última hora, com um "segundo a segundo" da demolição da torre 4 do Aleixo, e o JornalismoPortoNet na categoria de ciberjornalismo académico, pelo dossier publicado em Dezembro do ano passado sobre os dez anos do Metro do Porto.

O PÚBLICO junta estes dois prémios ao reconhecimento especial do júri no European Newspaper Award, na primeira vez que esta organização alemã atribuiu uma menção honrosa, entre os seus principais prémios, a um site. A aplicação para iPad do Ípsilon recebeu uma menção honrosa nos mesmos prémios.

Já após o reconhecimento europeu, a jornalista do PÚBLICO Ana Cristina Pereira ganhou o prémio Direitos da Criança em Notícia, pela reportagem "Em nome do interesse na criança". Nesta terça-feira, José António Cerejo, grande repórter do PÚBLICO, recebeu o Prémio Gazeta de Imprensa pelo conjunto de reportagens de investigação à empresa Tecnoforma, envolvendo Pedro Passos Coelho e Miguel Relvas.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar