Pixelstick: uma varinha mágica para fotógrafos

Dois americanos criaram uma ferramenta capaz de reproduzir qualquer imagem dentro de uma fotografia de longa exposição. É como pintar com luz

O PixelStick é um novo dispositivo tecnológico que promete revolucionar a fotografia de longa exposição. Esta ferramenta vai permitir ao fotógrafo introduzir, sem recurso ao Photoshop, qualquer imagem dentro de uma fotografia, desde um simples traço de até um quadro de Rembrandt, sendo necessário efectuar apenas um movimento de varrimento, horizontal ou vertical.  

O PixelStick consiste numa fileira de 198 lâmpadas tipo "led" que, em conjunto, podem adoptar diferentes padrões, sequencialmente. Pode ser programado para, ao longo do tempo, assumir diversas combinações luminosas que formarão uma imagem no sensor da câmara. Saem beneficiados também os que criam animações com recurso à técnica de "time-lapse". E ainda os apaixonados pelo graffiti, uma vez que é possível "pintar" paredes sem tinta. 

Steve McGuigan e Duncan McCloud Frazier, criativo e fotógrafo-programador americanos, respectivamente, são os criadores desta tecnologia e buscam financiamento através de uma plataforma de crowdfunding. A campanha já arrecadou três vezes o valor a que aspirava, tendo até à data quase 1400 contribuições. Não há ainda previsão de quando estará disponível no mercado.

Foto
O equipamento

Foram precisos 124 anos até se tornar possível criar desenhos de luz com este elevado grau de complexidade. Foi em 1889 que Georges Demeny, artista e cientista francês, fez a primeira fotografia/pintura com luz do mundo . Tal abriu caminho para a compreensão da Fotografia, da anatomia do movimento humano e expandiu, inevitavelmente, as possibilidades de expressão artística.

Foto
Sugerir correcção
Comentar