Esta casa ecológica foi construída por apenas 180 euros

Agricultor inglês quis provar uma coisa: "[uma casa] não tem de custar a Terra — só precisas de terra para a construíres". A inquilina paga a renda em leite

Olhamos para as fotos e quase vemos um hobbit a saltitar, outro a bater com a porta, três ou quatro a correr naquele bucólico verde. Podia ser uma casa de um filme, mas não é. Pertence a Michael Buck, um agricultor de 59 anos que a construiu no seu jardim em Oxfordshire a partir de materiais naturais e produtos que encontrou em contentores do lixo. Tudo por apenas 150 libras, ou seja, aproximadamente 180 euros. Tudo porque uma casa "não tem de custar a Terra — só precisas de terra para a construíres". E para viveres nela. Vejamos.

Depois de dois anos a reunir os materiais, o inglês dedicou-se durante oito meses a erigir esta casa do campo, recorrendo apenas a terra, areia, argila, palha e água (adobe), método antigo que aprendeu sozinho ao ler um livro. O telhado é composto por uma base de madeira coberta com colmo (com palha dos seus campos, claro). As tábuas do soalho vieram do lixo de um vizinho e as janelas já foram o pára-brisas de um camião — o único material que não é biodegradável. Tudo feito à mão, ou não fosse Buck um ex-professor de Arte. A várias mãos, aliás: nas paredes estão escritos os nomes dos amigos que se juntaram à festa para ajudar, bem como das vacas Marigold, Crystal e Mist, cujo esterco foi usado para fazer reboco natural.

Na construção, conta o "DailyMail", não usou uma única vez uma ferramenta eléctrica — e a própria casa não tem electricidade. O aquecimento provém de um forno a lenha, estrategicamente colocado debaixo da "mezzanine" onde está a cama, enquanto que a luz é romântica: só velas brancas e lanternas. Aqui, tudo é ecológico e natural. Uma fonte natural dá a água (gratuita) que jorra de um cano no exterior, o "frigorífico" é um poço raso.

Foto
A casa não tem electricidade — luz só com velas e lanternas Michael Buck

"Passamos a vida a pagar hipotecas"

Foto
O vidro das janelas veio do pára-brisas de um camião Michael Buck

Desengane-se quem pensa que poderá estar frio lá dentro: o agricultor-empreiteiro não poupa elogios à capacidade de isolamento das paredes e do telhado. Além disso, o tecto, recheado com lã de ovelha doada de uma quinta vizinha, mantém a temperatura. A casa-de-banho? Está num anexo com uma vista panorâmica para os campos Oxfordshire: uma sanita com compostagem e uma banheira de estanho pendurada cá fora.

Foto
Michael Buck recolheu materiais durante dois anos Michael Buck

Faz tudo parte de uma missão. Com isto, Michael Buck quis provar que ninguém precisa de se endividar durante toda a vida para pagar uma casa: "não tem de custar a Terra — só precisas de terra para a construíres". O objectivo era, aliás, fazê-lo sem gastar um tostão, mas "algumas coisas correram mal". O agricultor acabou por ter desembolsar os tais 180 euros para comprar mais palha (calculou mal a quantidade) e pregos para prender o colmo ao telhado.

Actualmente a casa está arrendada, mas até neste capítulo a história não é igual às outras: a inquilina, que trabalha numa quinta, paga-lhe em leite e natas. Michael Buck vive logo ali ao lado com a sua esposa, Sheila, de 57 anos, numa casa, digamos, mais convencional. "Quis mostrar que as casas não têm de custar nada. Nós vivemos numa sociedade em que passamos a nossa vida a pagar hipotecas, algo de que muita gente não gosta."

Sugerir correcção
Comentar