Póvoa de Lanhoso confirmada na liderança da CIM-Ave

Eleição de Manuel Baptista há três semanas foi considerada regular. Gabriel Pontes será o novo secretário-executivo da associação de municípios

O presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, foi confirmado como presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave, nesta terça-feira. As dúvidas sobre a primeira votação, realizada há três semanas, foram dissipadas e a escolha do autarca confirmada pelos restantes municípios representados. A reunião serviu também para escolher Gabriel Pontes para o cargo executivo daquele órgão, pondo fim ao impasse aberto pelo empate registado entre os dois anteriores candidatos ao lugar.

Manuel Baptista será acompanhado na direcção da CIM pelos presidentes de câmara de Vizela e Cabeceiras de Basto, que serão vice-presidentes. Os três nomes já tinham sido escolhidos há três semanas, com votos favoráveis de seis dos oito municípios representados, mas após a reunião foram levantadas dúvidas sobre a legalidade da escolha. Em causa estaria o facto de não ter sido dado posse formal aos novos autarcas de cada concelho antes da votação. Os presidentes das oito câmaras do Ave concordaram, porém, que a forma como decorreu a votação foi regular e confirmaram a eleição anterior.

Na sessão realizada nesta terça-feira, em Guimarães, os autarcas da região puseram também um ponto final no outro impasse que se arrastava desde então. Na primeira votação, os dois candidatos (o ex-presidente da câmara vimaranense, António Magalhães, e o actual secretário-executivo da CIM, Manuel Sousa) empataram a quatro votos, o que levou à suspensão da eleição. Desta feita, nenhum dos candidatos foi proposto para o lugar, surgindo apenas um nome na discussão, o do secretário-executivo da Associação de Municípios do Vale do Ave (Amave), Gabriel Pontes.

A escolha foi aprovada por seis presidentes de câmara, registando-se a abstenção do autarca de Mondim de Basto. Já o presidente da Câmara de Guimarães retirou-se da votação, uma vez que o novo secretário-executivo da CIM é seu familiar. A opção por Pontes é justificada por Manuel Baptista pela “rentabilização” de recursos. “Ele já é secretário da Amave e como esta associação mais cedo ou mais tarde acaba, decidimos escolher alguém que já faz parte da estrutura”, afirma.

Sugerir correcção
Comentar