"Qual é a tua onda?" agora também faz previsões para a arte xávega

A aplicação do Instituto Hidrográfico chega agora às previsões meteo-oceanográficas para a pesca artesanal

Foto
Carla Carvalho Tomás

O Instituto Hidrográfico português alargou a aplicação "Qual é a tua onda?", dedicada até aqui aos praticantes de surf, à arte xávega, permitindo aos pescadores saberem as previsões da ondulação entre Espinho e a Praia da Vieira e da Costa da Caparica ao Cabo Espichel.

A aplicação que já disponibilizava um serviço de previsão das condições ambientais para a prática de surf em Portugal e em Angola, agora alarga a sua missão aos pescadores.

"Qual é a tua onda?" passa a dedicar-se também à previsão de ondas para a segurança da navegação das embarcações da pesca artesanal que ainda se vê praticar, por exemplo, na Aldeia do Meco (Sesimbra), na Fonte da Telha (Almada), na Praia da Vieira e na Praia de Mira (Marinha Grande).

Este serviço da Marinha Portuguesa é capaz de antecipar em cinco dias a intensidade dos ventos e das marés, o período e a altura da onda e a profundidade na rebentação para cada praia.

Na página na internet do Instituto Hidrográfico, os interessados podem consultar a aplicação "Qual é a tua onda?" de Espinho à Praia da Vieira e da Costa da Caparica ao Cabo Espichel.

Xávega vem do grego xabaca e significa rede. Este género de pesca artesanal por arrasto é uma actividade antiga e tradicional que ao longo do tempo tem sofrido algumas evoluções e inovações. As embarcações continuam a sair para o mar deixando em terra uma corda. Depois de lançada a rede, a corda é puxada formando um saco onde todo o peixe fica aprisionado.

O método é sempre o mesmo mas as juntas de bois que puxam a rede para terra foram substituídas entretanto por tractores e a força dos braços nos remos pelos motores das embarcações.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar