Desempregados que antecipem reforma também serão penalizados pelas novas regras

Aumento da idade da reforma vai penalizar as pensões pagas aos desempregados que rescindiram por acordo.

Foto
Bárbara Raquel Moreira

Além dos trabalhadores que estão no activo, o aumento da idade da reforma para os 66 anos em 2014 também irá afectar os desempregados que rescindiram por acordo e venham a pedir a reforma antecipada.

A proposta de decreto-lei que altera as regras de acesso à pensão a partir do próximo ano mantém a possibilidade de os desempregados pedirem a reforma antecipada, desde que cumpram um conjunto de requisitos, nomeadamente estarem no desemprego há mais de um ano e a receber subsídio. Mas se no caso do desemprego involuntário não há qualquer alteração no regime em vigor, já os desempregados que rescindiram por acordo e tiveram direito a subsídio verão o valor da sua pensão baixar, por via do aumento da idade da reforma.

No caso em que o despedimento resulta de uma rescisão amigável, os desempregados que pedirem a reforma antecipada têm uma penalização no valor da pensão que corresponde a 3% mulpiplicado pelo número de anos entre os entre 62 e 65 anos que era, até aqui a idade legal da reforma. No máximo, e de acordo com os cálculos do economista da CGTP Eugénio Rosa, a penalização poderia atingir os 9%. Com o aumento da idade legal da reforma, a penalização será maior e poderá chegar aos 12%.

Este factor de redução será anulado, tal como actualmente, mas apenas quando o beneficiário atingir a idade normal de acesso á pensão. Ou seja, além de terem uma penalização maior, ela durará mais tempo do que agora.

O aumento da idade da reforma também terá reflexos nas condições de atribuição da reforma antecipada, quando for desbloqueada no sector privado, e na atribuição do complemento solidário para idosos que passa a ter como referência a nova idade. As regras também se aplicam à função pública.

O Governo começa a discutir o diploma com os parceiros sociais na próxima segunda-feira, durante uma reunião da Concertação Social. A ideia é que a idade da reforma passa para os 66 anos em 2014 e daí em diante passará a ser determinada pelo factor de sustentabilidade (calculado com base no indicadores da esperança média de vida). A proposta do Governo prevê que “após 2014 a idade normal de acesso à pensão varia em função da esperança média de vida” e terá como referência os 66 anos de 2014.

Porém, o PÚBLICO sabe que, embora isso não esteja previsto na proposta enviada aos parceiros, a intenção do Governo é que isso só aconteça em 2016, deixando a idade da reforma nos 66 anos também em 2015.

A proposta também não apresenta qualquer estudo sobre a evolução da idade da reforma no futuro, mas num documento a que o PÚBLICO teve acesso, o Governo estima que só em 2029 a idade da reforma chegará aos 67 anos. Até lá, deverá aumentar a um ritmo anual de um mês, aproximadamente.

Parceiros sociais opõem-se
O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos critica a proposta e garante que a central vai opor-se, por "todos os meios", ao aumento da idade da reforma. "Precisamos de dar sustentabilidade financeira às funções sociais do Estado e particularmente à segurança social", declarou à Lusa.

Também o líder da UGT, Carlos Silva, rejeita o aumento da idade da reforma, porque "entendemos que não faz sentido" e porque a alteração da forma de cálculo do factor de sustentabilidade "vai retirar um critério de certeza e de segurança em relação à forma como a idade legal da reforma é calculada", salientou.

Quando recentemente o Governo anunciou, na Concertação Social, que pretendia aumentar a idade legal de acesso à reforma, as confederações patronais criticaram a medida por dificultar a renovação dos quadros das empresas. A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) reclamou mesmo uma alteração do regime que permite que os trabalhadores que rescindem por acordo tenham acesso ao subsídio de desemprego e que actualmente está sujeito a quotas.

Na quinta-feira, o ministro da Presidência, Luís Marques Guedes, mostrou-se convicto que a proposta legislativa para aumentar a idade de reforma para os 66 anos seria aprovada em Dezembro pelo Conselho de Ministros, de modo a entrar em vigor no início do próximo ano.

Trabalhadores com mais de 40 anos de descontos podem reformar-se antes dos 66
Os trabalhadores com carreiras contributivas mais longas serão beneficiados e poderão, no próximo ano, reformar-se com menos de 66 anos. Esta é uma das salvaguardas que o Governo faz no decreto-lei que vai discutir com os parceiros sociais e que altera o regime de pensões em Portugal.

Na proposta, o Governo cria um mecanismo de redução da idade de acesso à pensão para os trabalhadores com carreiras contributivas mais longas. “Na data em que o beneficiário perfaça 65 anos, a idade normal de acesso à pensão é reduzida em quatro meses por cada ano civil que exceda os 40 de carreira contributiva”, refere o diploma.

Ou seja, quem no próximo ano tiver 41 anos de descontos pode reformar-se aos 65 anos e oito meses.

O diploma cria um travão e prevê que dessa redução não pode resultar uma idade de acesso à pensão inferior aos 65 anos. Por exemplo, no próximo ano, a idade da reforma será de 66 anos, mas um trabalhador que tenham 65 anos e tenha 43 de descontos, poderá reformar-se. Os quatro anos além dos 40 de contribuições permitem-lhe reduzir em 12 meses a idade de acesso à reforma.
 

Sugerir correcção
Comentar