E a PlayStation 4 chega a Portugal (finalmente)

Duas semanas depois de ser lançada nos Estados Unidos (e três meses antes de sair no Japão), a PlayStation 4 chega a Portugal. A nova consola da Sony vai custar 400 euros

Foto

Foi preciso esperar sete anos para que a Sony lançasse uma nova versão da PlayStation, a consola com que a marca japonesa entrou no mercado dos videojogos em 1994. A PlayStation 4 (PS4) chega a Portugal a 29 de Novembro, sexta-feira, com vários jogos já disponíveis.

O comando da PS4 volta a ser sem fios e, além dos manípulos analógicos “duplos mais precisos e sensores de movimentos incorporados”, tem controlos tácteis e um botão de partilha, pode ler-se na apresentação da consola. Este botão, “Share”, permite, precisamente, a partilha directa de jogadas (vídeos e imagens) e pontuações através das redes sociais. As mudanças no comando são das mais esperadas, uma vez que esta peça, uma das mais icónicas quando se fala em videojogos, tem sofrido poucas alterações ao longo dos anos.

Além disso, com a PS4 vai ser possível transmitir o jogo em directo, via Ustream, ou “gravar, editar e carregar” os vídeos no Facebook. A capacidade gráfica, de processamento e armazenamento (500 GB) sofreu melhorias nesta nova consola e, graças a uma nova funcionalidade, os jogadores passam a poder continuar os jogos que começaram na PS4 na PlayStation Vita.

Também nova é a PlayStation App, disponível para iOS e Android a partir da AppStore e do Google Play, e que permite que “smartphones” e “tablets” sejam usados como segundos ecrãs. Do mesmo modo, uma vez instalada, esta aplicação pode controlar a PS4, desde que ambos os dispositivos tenham acesso à mesma rede "wi-fi". Apostando na personalização, o sistema da PS4 memoriza a forma de jogar de cada um, para poder sugerir conteúdos semelhantes. Aquando do lançamento, à meia-noite, vão estar disponíveis 23 jogos para compra: "Knack", "Call of Duty Ghosts", "Resogun" e "FIFA 14" são apenas alguns dos títulos.

Depois de, a 15 de Novembro, ter sido posta à venda nos Estados Unidos — onde um milhão de consolas foram vendidas num só dia —, a PS4 chega a Portugal três meses antes de entrar no mercado da marca, o japonês. A nova consola vai estar à venda por 400 euros, no modelo mais barato, menos 100 do que a concorrente directa da Microsoft, a Xbox One, que só chega a território nacional no próximo ano.

A Sony, que, segundo o PÚBLICO, totaliza uma quota de mercado de 65% em todas as consolas (domésticas e portáteis), espera chegar ao fim de Março de 2014 com vendas da PS4 na ordem dos cinco milhões. Em Portugal, os números de venda de consolas não são, contudo, muito animadores: segundo a consultora GFK, os primeiros nove meses de 2013 viram a facturação deste tipo de produto cair 17 por cento, face a igual período de 2012.

Sugerir correcção
Comentar