Investigador do MIT Portugal vence prémio sobre pobreza urbana

Vasco Portugal estudou, com mais dois colegas, as implicações económicas, sociais e políticas que diferentes tipos de habitação podem ter na expansão de uma cidade. Manaus, na Amazónia brasileira, foi o exemplo escolhido

Foto
A cidade de Manaus, na Amazónia brasileira, foi o exemplo escolhido pelos investigadores Bruno Kelly/Reuters

O investigador Vasco Portugal venceu com dois colegas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) o prémio de melhor investigação para a "Inovação na Redução da Pobreza Urbana", foi anunciado esta quarta-feira.

O prémio é atribuído pela Agência Norte-Americana de Ajuda ao Desenvolvimento Internacional (USAID), o centro de estudos Woodrow Wilson, o Banco Mundial e a Cities Alliance.

Vasco Portugal disse que é "muito bom ver este trabalho reconhecido por organizações mundiais com a força e importância" destas quatro organizações.

Foto
Vasco Portugal trabalhou com mais dois investigadores, Caleb Harper e Layla ShaikleyDR

O prémio pretende distinguir investigações "baseadas em políticas e orientadas para soluções que analisem criticamente projectos já existentes e proponham novas estratégias para lidar com problemas relacionados com a pobreza urbana".

O investigador português estudou, com os seus colegas Caleb Harper e Layla Shaikley, as implicações económicas, sociais e políticas que diferentes tipos de habitação podem ter na expansão duma cidade. Os três investigadores estudaram o exemplo da cidade de Manaus, na Amazónia brasileira, durante uma investigação feita no ano passado. O estudo foi considerado relevante no contexto actual, em que se prevê um crescimento exponencial da população mundial, sobretudo nos países em desenvolvimento.

Vasco Portugal valorizou a distinção porque, considerou, pode ter um impacto directo nas intervenções dos bancos para o desenvolvimento. "É evidente que estamos todos muito satisfeitos por ver o reconhecimento traduzido numa publicação e interesse por apadrinhar uma segunda fase de investigação", disse.

O trabalho foi apresentado a 14 de Novembro no Centro Woodrow Wilson, em Washington, e será, juntamente com outras sete investigações, publicado numa revista especializada, dedicada ao tema da inovação no desenvolvimento urbano.

Sugerir correcção
Comentar