Sapo e Manheim apresentam plataforma que permite venda do carro em 50 minutos

O projecto foi criado com o intuito de agilizar o processo de venda de um carro usado e “está a ter um acolhimento acima do previsto”.

Foto
Miguel Yves Herman/Reuters

Depois de já estar em funcionamento há três meses, a Sapo e a Manheim anunciaram nesta quinta-feira o serviço Auto Sapo Venda Já, que permite a venda da viatura em cerca de uma hora.

O processo é simples. Quem estiver interessado em vender o carro (desde que este seja de depois de 2000), vai ao portal Auto Sapo Venda Já, preenche um formulário com as especificações da viatura e a plataforma calcula a quantia que poderá receber. Se estiver interessado, marca uma hora no Centro de Inspecção em Lisboa ou no Porto.

Entre a inspeção, tratamento dos papéis e transferência da quantia demora, em média, cinquenta minutos, garante o responsável da Manheim para o Sul da Europa, Nuno Castel-Branco.

O Auto Sapo Venda Já só agora foi anunciado para que, nos três meses anteriores, as partes envolvidas nesta joint-venture pudessem perceber se o modelo funcionaria bem. Apesar de não revelar números, Abílio Martins assegura que este “é um projecto sustentável” e que os 3 primeiros meses deram “resultados muito positivos”.

Os responsáveis revelam que, até agora, foram realizadas 65 mil avaliações online e vendidas 150 viaturas (50% dos veículos que se deslocam aos centros de inspecção acabam por ser vendidos).

Apesar de haver mais oferta de venda de veículos online, o administrador da PT explica que a diferença está na tecnologia e no facto de ser um processo imediato”. Abílio Martins afirma que 17% das consultas do site já são feitas através de dispositivos móveis e, a partir da próxima semana, os clientes da PT poderão avaliar o carro no serviço de televisão da empresa.

Numa altura em que, em Portugal, o comércio de automóveis novos é largamente ultrapassado pelo mercado de automóveis usados, as empresas explicam esta parceria com o alcance que tem junto dos consumidores o Auto Sapo e com a capacidade logística de escoamento de carros da Manheim.

A empresa germânica é especializada em leilões de carros a nível mundial e está há cinco anos em Portugal. De acordo com Castel-Branco, a Manheim funciona como “uma bolsa de veículos” e esta é a primeira parceria que a companhia faz fora do mundo anglo-saxónico. 

Sugerir correcção
Comentar