Universidade de Évora cria portal do emprego

Portal do Emprego quer pôr em contacto estudantes, ex-alunos e empresas. Site integra a rede internacional "Trabalhando" que abrange 11 países ibero-americanos

Foto
Portal do Emprego vai fazer um 'casamento' imediato entre o que é a oferta e o que é a procura Aris Gionis/Flickr

A Universidade de Évora (UÉ) vai lançar, na quarta-feira, o seu Portal do Emprego, uma plataforma informática que quer promover a empregabilidade, no actual momento de crise do país, ao colocar em contacto estudantes, ex-alunos e empresas. "Este portal é dirigido aos alunos e às empresas" e, através dele, "conseguimos fazer o 'casamento' imediato entre o que é a oferta e o que é a procura" em termos de emprego, explicou esta quarta-feira à agência Lusa João Nabais, pró-reitor da UÉ para as Relações com a Comunidade.

O responsável realçou que, numa altura em que o país vive tempos de crise, a criação do portal, desenvolvido em colaboração com a Universia, assume ainda maior importância. O "timing", disse, "tem a ver com a taxa de desemprego" que afecta "a camada jovem" e com "a crescente necessidade" de oferecer aos alunos da UÉ "a possibilidade de encontrarem emprego com mais facilidade".

Alojado em www.emprego.uevora.pt, o Portal do Emprego da academia alentejana é lançado oficialmente na quarta-feira, numa cerimónia que vai decorrer, a partir das 11h, no Colégio do Espírito Santo. A plataforma informática, ultrapassada a fase de testes e que começa agora a funcionar, pretende ser uma ferramenta para estimular a empregabilidade dos estudantes da UÉ, quer dos actuais, quer dos antigos. As empresas interessadas em recrutar alunos formados nesta universidade podem, aí, publicitar as suas ofertas de emprego e, a partir do portal, receber as candidaturas.

Quanto aos alunos e ex-alunos da academia, vão ter a possibilidade de disponibilizar o seu currículo no portal e, ao mesmo tempo, aceder às ofertas laborais. "Este portal vai permitir colocar ofertas transversais aos vários cursos ministrados na UÉ, colocando ainda uma série de outras funcionalidades ao dispor dos estudantes e das empresas", referiu a academia alentejana. Segundo João Nabais, além de o portal conter ofertas de emprego "especificamente dirigidas a alunos da UÉ", vai englobar um conjunto alargado de solicitações laborais, já que o portal integra a rede internacional "Trabalhando".

Esta rede "abrange 11 países ibero-americanos e é por isso que tem tantas ofertas de emprego por mês", explicou. "Para os nossos alunos, é muito importante, porque é uma forma de, não só concorrerem a ofertas de emprego activas, mas também de se registarem na rede e de deixarem o seu currículo, abrindo perspectivas enormes na procura de emprego", disse. Quando uma empresa publicitar uma oferta de emprego através desta página da Internet, referiu João Nabais, vai ser possível selecionar "se quer oferecer" essa vaga apenas a estudantes da ou se esta é "colocada na rede" laboral mais vasta.

"Há bastantes empresas que querem preferencialmente os nossos estudantes e essas empresas não estão interessadas em colocar a oferta na rede geral", mas apenas na que é "visível aos alunos da UÉ", indicou. Além das ofertas de emprego, o portal vai disponibilizar também oportunidades ao nível da mobilidade internacional e de bolsas de investigação ou emprego científico.

Sugerir correcção
Comentar