Centenas de estudantes manifestam-se no Parlamento contra cortes no superior

Um aluno foi detido. PCP e BE mostraram solidariedade com luta.

Largas centenas de estudantes do ensino superior concentraram-se na tarde desta terça-feira em frente ao Parlamento, em Lisboa, para contestar os cortes financeiros previstos no Orçamento do Estado para 2014.

Um dos jovens que atravessaram as grades que separam os manifestantes das escadas que dão acesso à Assembleia da República foi de imediato detido pela polícia. O jovem levava consigo um livro que acabou por ficar caído nos degraus e que os colegas dizem ser uma edição da Constituição da República. O efectivo policial foi imediatamente reforçado nas escadarias, enquanto os estudantes liam um manifesto e gritavam “Governo escuta, os estudantes estão em luta”.

Uma das alunas envolvidas na organização do protesto, Sofia Lisboa, disse à Lusa que praticamente todos os dias há estudantes a abandonar as aulas, porque não podem pagar as propinas ou o passe, e muitos não conseguem fazer três refeições por dia.

A deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua saiu do Parlamento para manifestar o seu apoio. “Estes estudantes estão aqui hoje a manifestar-se contra um orçamento que nós consideramos que vai aniquilar o serviço público de educação e as universidades”, declarou. No mesmo sentido, a deputada do PCP Rita Rato deslocou-se até junto dos estudantes por considerar “justíssima” a sua luta. “É por isso que voltámos a propor o fim das propinas e o reforço da acção social escolar”, disse.

A manifestação teve início na Praça Camões, ao Chiado, e ficou concluída pouco depois das 17h.
 

Sugerir correcção
Comentar