Filme iraniano vence edição 2013 do Lisbon & Estoril

O segundo filme do iraniano Shahram Mokri, Fish & Cat foi considerada a melhor das 12 longa-metragens a concurso.

Foto
O filme Fish & Cat

Fish & Cat , o segundo filme do iraniano Shahram Mokri, é o vencedor do Lisbon & Estoril Film Festival (Leffest).

Uma experiência formal com os códigos do cinema de terror rodada num único plano contínuo de 135 minutos, Fish & Cat foi considerada a melhor das 12 longas-metragens em competição pelo júri de cinco elementos, composto pelos artistas plásticos Dominique González-Foerster e Vhils, pelos músicos Arto Lindsay e Diego Masson e pelo argumentista e realizador Carlos Saboga.

O mesmo júri atribuiu ainda o Prémio Especial do Júri, em memória de João Bénard da Costa, ex aequo, a Harmony Lessons, primeiro filme do cazaque Emir Baigazin, e La Última Pelicula, colaboração entre o cineasta filipino Raya Martín e o crítico canadiano Mark Peranson.

Um quarto filme do concurso de longas, The Strange Little Cat, do suíço radicado na Alemanha Ramon Zürcher, venceu o prémio Cineuropa, escolhido por um júri separado composto pelos escritores Siri Hustvedt, Paul Auster, Don de Lillo, J. M. Coetzee e Gonçalo M. Tavares. Foi este júri que escolheu ainda Primária, curta documental do português Hugo Pedro, como a melhor das 24 curtas-metragens rodadas por alunos de escolas de Cinema de toda a Europa apresentadas a concurso. Primária vencera igualmente, há poucas semanas, a competição da edição 2013 do Córtex – Festival de Curtas-metragens de Sintra.

Os vencedores da edição 2013 do Leffest foram anunciados ao fim da tarde de segunda-feira, com os prémios a serem entregues em cerimónia oficial no Centro Cultural de Belém, antecedendo um espectáculo da coreógrafa Blanca Li. 
 
 
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar