Vasco Rato será o próximo presidente da FLAD

Antigo vice-presidente do PSD substitui Maria de Lurdes Rodrigues no cargo. José Lamego e Miguel Monjardino no Conselho de Curadores.

Foto
Vasco Rato foi vice de Marques Mendes quando este presidia ao PSD Fernando Veludo

Na direcção da fundação irão sentar-se também o socialista José Lamego, antigo secretário de Estado de António Guterres, e Miguel Monjardino, professor na Universidade Católica e especialista em questões internacionais. Pelo menos dois norte-americanos integram também a direcção da FLAD.

A intenção de o Governo nomear Vasco Rato para suceder à ministra da Educação de José Sócrates fora avançada na sexta-feira pelo jornal i. Maria de Lurdes Rodrigues assumiu a administração da FLAD em Maio de 2010 e terminou o mandato em Abril deste ano.

Rato foi vice de Luís Marques Mendes quando este presidiu ao PSD. Com Pedro Passos Coelho, Marques Mendes, Ângelo Correia, Júlio Castro Caldas e outras destacadas figuras do PSD, foi um dos membros do Centro Português para a Cooperação (CPPC), uma organização não-governamental concebida para obter financiamentos destinados a projectos de cooperação que interessassem à empresa Tecnoforma.

Segundo uma investigação publicada pelo PÚBLICO no ano passado, o CPPC – que tinha sede nas instalações daquela empresa de formação profissional, da qual Passos se veio a tornar consultor e administrador – foi, na prática, uma criação do actual primeiro-ministro, quando este era deputado em regime exclusividade.

Vasco Rato doutorou-se em Ciência Política na Universidade de Georgetown, Washington, e é membro do conselho científico do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (IPRI), onde tem como áreas de investigação a política externa dos EUA, as relações transatlânticas e as teorias de ordem internacional e segurança europeia, segundo o seu perfil no site do IPRI.

A FLAD teve à frente do seu conselho executivo durante 22 anos (de 1988 a 2010) o actual ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, a quem sucedeu Maria de Lurdes Rodrigues.