Recebido por manifestantes em Vizela, Cavaco apela ao espírito solidário

De visita à Santa Casa da Misericórdia local, Presidente justificou que “os tempos exigem” que os cidadãos sejam mais solidários.

Foto
O Presidente da República também apelou a uma aposta no turismo de saúde. Nuno Ferreira Santos

O Presidente da República foi recebido esta sexta-feira de manhã por algumas dezenas de manifestantes que o esperavam em Vizela, e lhe pediram para demitir o Governo.

Cavaco Silva, que se deslocou ao concelho para visitar vários serviços da Santa Casa da Misericórdia local por ocasião das comemorações do centenário daquela instituição, tinha à sua espera, na rua, manifestantes com cartazes e faixas de pano onde se lia “Cumpre a Constituição, demite o Governo” e que assobiaram e gritaram palavras de ordem.

O protesto foi promovido pela CGTP. A polícia teve que desviar alguns manifestantes para um dos lados da rua."O PR jurou cumprir e fazer cumprir a Constituição, mas este Governo está constantemente a violar essa mesma Constituição. É, por isso, um Governo ilegal e tem de ser demitido", afirmou Joaquim Daniel, coordenador da União dos Sindicatos de Braga.

No seu discurso na cerimónia de encerramento das comemorações dos 100 anos da Santa Casa da Misericórdia de Vizela, Cavaco Silva destacou o espírito solidário daqueles que não desistiram do crescimento da instituição, traduzido na recente inauguração de uma unidade de cuidados continuados – que também visitou -, apesar das "vicissitudes da história que nem sempre favoreceram" a concretização do projecto.

"O povo de Vizela e os seus homens bons deram mais uma lição a todos nós. Faço votos de que esta vontade solidária se mantenha e se acrescente. Os tempos assim o exigem", afirmou o Presidente. Sublinhou, concretamente, a necessidade de "olhar" pelas crianças, apoiar as famílias e os mais carenciados, acolher os idosos e garantir a dignidade na doença.

Cavaco aproveitou o facto de estar num concelho termal para apelar à aposta do país nas potencialidades do turismo de saúde”. Para o Presidente, Portugal, "neste tempo de grande exigência", só pode ser "bem sucedido" se apostar no conhecimento, no desenvolvimento de novas técnicas, na diferenciação dos produtos, na excelência da execução e na qualidade do apoio aos clientes.

Lembrou ainda o "papel essencial" dos municípios na promoção das suas terras e na criação de condições favoráveis ao empreendedorismo e à instalação de indústrias por forma a atrair investimento.

Esta sexta-feira à tarde, o Presidente da República visita também o Mosteiro de São Martinho de Tibães e a igreja da Misericórdia de Braga.

Sugerir correcção
Comentar