Lorde é a adolescente mais influente do ano

A escolha da revista "Time" não recaiu sobre Malala Yousafzai e muito menos sobre Justin Bieber ou Malia Obama. A cantora Lorde tem 17 anos e é neozelandesa

Já se sabe a influente revista "Time" gosta de fazer listas, principalmente quando o ano se aproxima do fim. Para já resolveu fazer uma lista dos adolescentes mais influentes do ano e a vencedora surpreendeu muita gente.

A activista Malala Yousafzai, de 16 anos, por exemplo, que nos últimos meses tanto deu que falar — o seu nome foi insistentemente falado para Nobel da Paz — poderia ser uma escolha consensual, e até se adaptava ao perfil da publicação. Malia Obama, de 15 anos, a filha de Barack Obama, poderia ser outra hipótese, embora provavelmente menos consensual. Ambas fazem parte da lista de 16 adolescentes publicadas pela revista, mas não estão no topo.

No cimo da lista encontramos Ella Yelich-O’ Connor. Quem? Lorde, para os entendidos em música, jovem neozelandesa que acabou de cumprir 17 anos e que nos últimos meses tem dado que falar, acima de tudo no mercado americano, graças ao single "Royals", que se mantém nos primeiros lugares dos tops há semanas, e agora também ao álbum "Pure Heroine". Na Europa ainda não será tão conhecida — o seu álbum foi agora lançado no mercado português — mas para lá caminha.

Não é muito claro quais as razões que levaram a publicação a escolher Lorde. É pouco provável que a sua música, uma pop electrónica sonhadora, longe das soluções que hoje em dia vingam nas tabelas de vendas, tenha sido o principal argumento. O seu perfil atípico deve ter tido uma influência decisiva. É que de alguma forma ela é antítese da celebridade excessiva e hipersexual, apostando numa certa sobriedade. Aliás toda a sua história constituiu um elogio à normalidade e à coerência. Foi descoberta aos 13 anos, mas apesar da sua idade parece saber o que quer, tornando-se cantora e compositora, e negando-se a jogar ao jogo das celebridades sempre que as regras não lhe agradam.

Claro que também há quem garanta que essa é precisamente a estratégia desenhada para ela vingar. Recusou-se, por exemplo, a entrar em digressão com a cantora Katy Perry ou a colocar-se nas mãos do produtor David Guetta. Seja como for a estratégia de manter-se fiel a si mesma tem resultado. Ainda ontem se ficou a saber que assinou um contrato editorial com a Songs Music Publishing no valor de 2, 5 milhões de dólares. E sem necessidade de criar qualquer escândalo.

A lista da revista "Time" inclui também a golfista Lydia Ko de 16 anos, escritoras como Beth Reekles, de 17 anos, e Maya Van Wagenen, de 15 anos, actrizes como Kiernan Shioka, de 14 anos e outras personalidades como o cientista Ionut Budisteanu, de 19 anos, ou o famoso cantor Justin Bieber, de 19 anos.

Sugerir correcção
Comentar