Outono: mais uma razão para cozinhar castanhas e abóboras

A “ligação das castanhas aos cogumelos é forte devido à respectiva simbiose na natureza: os cogumelos crescem sob os castanheiros”

Foto
Niwasan

Com o S. Martinho, temos (mais) uma desculpa para cozinhar ingredientes outonais e preparar saborosos e reconfortantes pratos. Alguns dos principais alimentos desta época são as castanhas, romãs, abóboras, dióspiros, laranjas e os espinafres. Escolhemos como ingredientes principais as castanhas e a abóbora.

Como entrada forte sugerimos um creme de castanhas e cogumelos com crocante de presunto - a receita é simples: basta refogar cebola, castanhas e cogumelos, juntar leite e caldo e servir com presunto cozinhado no forno e umas folhas de tomilho. A combinação entre as castanhas e os cogumelos é surpreendentemente agradável.

Niki Segnit, no seu “Dicionário dos Sabores” explica que a “a ligação das castanhas aos cogumelos é forte devido à respectiva simbiose na natureza: os cogumelos crescem sob os castanheiros”.

Para adoçar os dias frios, que tal uma compota de abóbora? Num tacho junta-se 1kg de abóbora em pedaços, 800g de açúcar, 1 pau de canela e um pedaço de casca de laranja ou limão. Cozinha-se em lume brando mexendo de vez em quando (a abóbora vai perdendo bastante água). O açúcar estará pronto assim que estiver em ponto de estrada. Para conservar, coloca-se em frascos esterilizados (se quiseres juntar miolo de noz, combina muito bem).

Sugerir correcção
Comentar