Presidente da distrital do PSD eleito líder da concelhia de Viana do Castelo

O ainda presidente da distrital do PSD de Viana do Castelo, Eduardo Teixeira, venceu neste sábado as eleições para a liderança da maior concelhia do partido no Alto-Minho, batendo Fernanda Araújo, que encabeçava outra das listas.

Deputado e presidente da distrital do PSD em fim de mandato, tendo atingido o limite de candidaturas para aquele órgão, Eduardo Teixeira venceu as eleições para a comissão política concelhia de Viana do Castelo com 172 votos, contra os 45 arrecadados pela lista de Fernanda Araújo.

“É um resultado expressivo, dos maiores resultados com duas listas a votos. Só tenho de agradecer a confiança dos militantes e começar o trabalho”, afirmou à Lusa Eduardo Teixeira.

Num universo de 439 militantes com capacidade para votar, foram às urnas este sábado 226, ou seja, mais de metade.

Na votação para a mesa do plenário da concelhia de Viana do Castelo, igualmente com duas candidaturas a sufrágio, venceu a lista liderada por Domingos Cachadinha, actual presidente daquele órgão.

Este novo acto eleitoral resultou do pedido de demissão da anterior direcção da concelhia, a 1 de Março deste ano, alegando “discordâncias” na estratégia autárquica local, face à homologação da candidatura precisamente de Eduardo Teixeira à câmara, pelos órgãos nacionais do partido.

Nas autárquicas de Setembro, Eduardo Teixeira arrecadou 26,56% da votação contra os 47,67% da lista do PS, liderada pelo actual presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa.

Já Fernanda Araújo está há vários anos ligada às estruturas locais do partido, fazendo a sua estreia na liderança de uma candidatura e criticou os “resultados muito negativos” do PSD nas últimas eleições autárquicas em Viana do Castelo.

No plano distrital, o PSD reduziu a sua liderança autárquica de três para duas câmaras municipais, ao perder a de Caminha para o PS, partido que soma seis em dez possíveis.

As eleições para a comissão política distrital do PSD de Viana do Castelo deverão realizar-se no início de 2014. Eduardo Teixeira disse que vai entretanto manter ambas as funções.

Sugerir correcção
Comentar