Conto de Valério Romão na Granta online em inglês e adaptado ao cinema

Um dos contos publicados no primeiro número da Granta Portugal foi traduzido pela Granta inglesa. E Gonçalo Waddington tem o projecto de fazer dele uma curta-metragem.

Foto
A imagem da capa do primeiro número da Granta Portugla com uma fotografia de Daniel Blaufuks DR

O conto À medida que fomos recuperando a mãe , de Valério Romão, que foi publicado no primeiro número da Granta Portugal , lançado em Maio, está desde esta quarta-feira disponível gratuitamente na >i>Granta>/i> online de língua inglesa com o título How we got mother back .

A tradução daquele conto, que foi considerado pela crítica um dos melhores editados pela revista Granta Portugal e que revelou a muitos leitores o autor que já tinha publicado o romance Autismo (Abysmo), está alojado na secção New Writing, uma secção de novas apostas literárias.

Carlos Vaz Marques,  director da edição portuguesa da revista, explicou ao PÚBLICO que este conto, “muito bem recebido pela Granta inglesa, só não será publicado na edição em papel por não se enquadrar nos temas já previstos para os próximos números.” 

Entre os que não conheciam a obra de Valério Romão até terem lido À medida que fomos recuperando a mãe, encontra-se o actor e realizador Gonçalo Waddington, que depois de o ler quis adaptá-lo ao cinema.

“À leitura da segunda ou terceira página vi logo imagens daqueles personagens, os filhos e o pai em estado de depressão, era muito cinematográfico, foi instintivo não foi pensado. E o próprio formato e tamanho do conto é muito fácil de adaptar. Achei que aquilo era na mouche”, contou o realizador que já tem duas curtas no currículo, Nenhum Nome (2010) e Imaculado (2013). Entrou então em contacto com o escritor Valério Romão, que entretanto teve outras duas propostas de adaptação (uma vinda do Brasil) mas acabou por entregar o projecto a quem tinha tido a ideia primeiro.

 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar